Durante sessão solene na Câmara, nesta sexta-feira (17), para homenagear os 39 anos da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Petrobras e de outras empresas do setor petroquímico da Bahia (Astape/BA), o deputado Luiz Alberto (PT-BA) enalteceu a trajetória de luta desta categoria e a importância do setor para a economia brasileira.
Participaram da atividade, que ocorreu no plenário Ulysses Guimarães, diretores e ex-diretores da Astape e militantes do movimento sindical do setor petrolífero.
Propositor da homenagem, Luiz Alberto disse que “essa história precisa ser contada e conhecida pela população”. O parlamentar também lembrou que alguns dos presentes à sessão solene foram funcionários do Conselho Nacional de Petróleo, anterior à criação da Petrobras, e que protagonizaram momentos históricos da luta para manter o controle nacional sobre a exploração do “ouro negro”.
“Essa homenagem visa reconhecer a importância dos primeiros lutadores dessa batalha pelo petróleo no Brasil e podemos dizer que eles são fundadores de uma espécie de ‘esperança’, pois participaram intensamente da campanha ‘O petróleo é nosso’ e contribuíram para que a Petrobras chegasse a esse patamar de excelência que ocupa hoje em nível mundial”, registrou Luiz Alberto.
O deputado baiano frisou que homenagear a Astape é fortalecer também a defesa da estatal hoje. “O domínio da tecnologia de ponta alcançado pela Petrobras é motivo de cobiça na indústria internacional e precisamos defender esse patrimônio. Por isso, valorizar esses trabalhadores é também defender a Petrobras, que se transformou numa grande ferramenta para o desenvolvimento nacional”, concluiu.
Rogério Tomaz Jr.