Em Recife, Lula dá início a obras de contenção para salvar vidas e garantir prevenção

Presidente participou do evento de assinatura de Ordem de Serviço para prevenção de desastres naturais em Recife
Lula: "É o que a gente vai fazer no Brasil inteiro: entregar as coisas que nós prometemos, nós precisamos melhorar a vida do povo". Foto: Ricardo Stuckert

Presidente participou do evento de assinatura de Ordem de Serviço para prevenção de desastres naturais em Recife, com a execução de encostas definitivas em 13 bairros e comunidades da cidade.

O presidente Lula e o prefeito do Recife (PE), João Campos, participaram, nesta sexta-feira (5), da cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço (OS) para a execução de encostas definitivas em cinco lotes de obras que vão beneficiar as diversas localidades da cidade em 13 bairros e comunidades.

Com um investimento de R$ 40 milhões a partir de convênio entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades, as obras serão iniciadas ainda em abril e vão beneficiar 717 famílias, num total de quase três mil pessoas.

Durante o evento, realizado no Recife, Lula reafirmou que, depois de o governo dedicar 2023 à recuperação das políticas públicas e dos investimentos que foram destruídos nos últimos anos, a prioridade em 2024 é entregar os resultados para o povo.

“Esse ano, eu tenho dito, é o ano da entrega. Ninguém pode se queixar do que eu estou fazendo aqui. É o que a gente vai fazer no Brasil inteiro: entregar as coisas que nós prometemos. Nós precisamos melhorar a vida do povo”, disse Lula durante o evento, que contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, de outros ministros do governo, dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE), entre outros.

LEIA MAIS:

Estação hídrica vai beneficiar 615 mil habitantes do semiárido pernambucano

O Governo alinhado com o povo

Lula acrescentou que, para cuidar do povo, é preciso fazer com que o dinheiro chegue na ponta, para que os prefeitos realizem as obras necessárias. “Eu não posso conceber que o presidente da República possa fazer a obra, o governo do Estado possa fazer a obra e o prefeito não possa fazer a obra. É muito importante que os prefeitos tenham os recursos para fazer as obras que são consideradas necessárias”, afirmou.

“A gente não está fazendo favor a ninguém, a gente está apenas devolvendo para a população mais necessitada aquilo que a gente tem obrigação de fazer. É dando qualidade de vida para essas pessoas, para elas viverem dignamente com a sua família”, disse Lula.

Ele também ressaltou que a prioridade do governo é trabalhar junto com os estados e municípios na prevenção de riscos e desastres naturais. “Se a gente conseguir projetar e a gente antecipar, a gente não esperar a chuva, a gente não esperar as coisas acontecerem, para desgraça tomar conta da nossa vida, a gente vai evitar que muita gente morra, que muita gente perca os seus pertences”, afirmou.

LEIA MAIS:

Em reunião, Lula lembra resgate do país “do abandono” e assegura “melhora de vida do povo”

Correndo atrás do prejuízo

Já o ministro Jader Filho destacou que o evento no Recife “é um marco de como se deve tratar ou não a política pública de prevenção a desastres, que é uma coisa que tem ceifado tantas vidas e, quando não ceifa vidas, acaba destruindo histórias, tudo aquilo que as pessoas construíram”.

O ministro também lembrou que os recursos para as obras no Recife são resultado da articulação conduzida por Lula junto ao Congresso, ainda no período de transição de governo, para garantir a execução das políticas públicas a partir de 2023, em razão do rombo orçamentário deixado por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

“Agradeço aos senadores, aos parlamentares que ajudaram o presidente Lula nessa missão. Para a prevenção [de desastres naturais] nesse país havia apenas 27 milhões de reais para todo esse Brasil para tratar de contenção de encostas. Ouçam bem: 27 milhões de reais. É como se o governo anterior tivesse colocado um milhão de reais para cada unidade da federação. Isso, meus amigos, isso não dá sequer para manter uma obra”, afirmou.

O prefeito João Campos disse que a ocasião era especial e reflete um diferencial do governo Lula em relação aos anteriores. “Esse é um recurso que há mais de 10 anos foi travado pela burocracia. No governo passado, não teve nenhum movimento de desembolso, de cuidado”, criticou.

“Essas obras estão salvando vidas e protegendo famílias”, ressaltou Campos. “O Recife agradece, pois milhares de pessoas e de famílias dormirão tranquilas nesse período de chuva que está chegando. Muito obrigado”, disse, agradecendo o apoio do governo Lula e dos senadores pernambucanos.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100