O presidente nacional do PT, Rui Falcão, e a secretária de Relações Internacionais do partido, Mônica Valente, divulgaram, nesta sexta-feira (11), nota oficial na qual condenam, o sequestro e assassinato de jovens israelenses na Cisjordânia.
“Entendemos que esses quatro crimes devem ser investigados e seus responsáveis devidamente condenados pela justiça”, diz o texto.
No documento o partido também pede o fim dos ataques e que israelenses e palestinos retomem as negociações pela paz.
Leia a íntegra da nota:
“Lamentamos e condenamos o recente sequestro e assassinato de três jovens israelenses na Cisjordânia assim como o assassinato com requintes de crueldade de outro jovem, desta vez palestino, ocorrido logo depois. Entendemos que esses quatro crimes devem ser investigados e seus responsáveis devidamente condenados pela justiça.
Atos de vingança e represálias somente agravam a situação de violência em uma região já conturbada historicamente devido à ocupação ilegal do território palestino. O assassinato dos jovens tampouco justifica o novo bombardeio israelense à Faixa de Gaza iniciado em 9 de julho e que já vitimou dezenas de pessoas, em sua maioria civis.
É necessário que mais este desproporcional ataque cesse imediatamente e que israelenses e palestinos retornem à mesa de negociações visando construir um acordo de paz conforme preconizam diversas resoluções da ONU.
Rui Falcão – Presidente Nacional
Mônica Valente – Secretária de Relações Internacionais”