A Bancada do PT na Câmara divulgou nota, assinada pelo líder Afonso Florence (BA), ressaltando as contribuições do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff para o êxito dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tanto no seu aspecto de evento quanto no resultado esportivo obtido pelo Brasil.
Para Florence, Lula e Dilma “merecem aplausos pelos investimentos e pelas inúmeras políticas públicas criadas e implementadas em suas gestões à frente do Executivo federal”. O texto também lembra o sucesso da Copa do Mundo e o legado que os dois megaeventos deixam para o País.
Confira a íntegra da nota divulgada nesta segunda-feira (22).
NOTA OFICIAL – PT NA CÂMARA
RESULTADO HISTÓRICO, SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO E LEGADO DOS JOGOS TAMBÉM SÃO MÉRITOS DE LULA E DILMA
A Bancada do PT na Câmara saúda todos os atletas que representaram o Brasil, com muita honra e dignidade, nos Jogos Olímpicos encerrados neste domingo (21), no Rio de Janeiro, e parabeniza especialmente os agraciados com medalhas em suas competições.
Para além do esforço e do talento próprio de cada competidor, que devem ser reconhecidos, louvados e incentivados, pois servem de inspiração para as gerações atuais e futuras de atletas e cidadãos, destacamos também a importância do apoio do governo brasileiro, em suas múltiplas formas, para que se lograsse o êxito que vem sendo amplamente confirmado após o maior evento esportivo-cultural do mundo.
Nesse contexto, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff merecem aplausos pelos investimentos e pelas inúmeras políticas públicas criadas e implementadas em suas gestões à frente do Executivo federal, sobretudo a partir de 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar os Jogos deste ano.
Bolsa Atleta, Bolsa Pódio, Segundo Tempo, Rede Nacional de Treinamento, editais, convênios e programas de investimento em infraestrutura para treinamentos e competições, a incorporação de atletas de alto nível aos quadros das Forças Armadas – iniciativa do governo Lula, em 2008 – e muitas outras ações atestam a importância do esporte para os governos petistas.
Apenas o Bolsa Atleta desembolsou R$ 330 milhões desde 2005. Nos Jogos do Rio, 358 dos 465 dos atletas brasileiros (77%) receberam esta modalidade de apoio e todas as medalhas conquistadas pelo Brasil, exceto o ouro do futebol masculino, vieram de competidores beneficiados pelo programa.
Quando agregamos os investimentos para a Copa do Mundo de 2014, especialmente em mobilidade urbana, verificamos que o País deu enorme um salto de qualidade na infraestrutura de suas maiores cidades. A realização desses dois megaeventos – além de deixar um legado que beneficia diretamente, de forma cotidiana e permanente, mais de cem milhões de pessoas – mostra para todo o mundo e para nós mesmos que o Brasil deixou de ser “o país do futuro” para despontar como uma nação de importância contemporânea global e com um potencial imenso para ampliar suas capacidades e impulsionar o seu desenvolvimento socioeconômico.
Por fim, ressaltamos que a postura do presidente interino e golpista, que precisou se esconder na abertura e no encerramento dos Jogos, atesta a rejeição ao governo ilegítimo por ele comandado. Do outro lado, enaltecemos a conduta da presidenta Dilma Rousseff, que reafirma a cada dia a sua condição de estadista que enfrenta um golpe jurídico-parlamentar.
Brasília, DF, 22 de agosto de 2016.
Dep. Afonso Florence (BA)
Líder do PT na Câmara
—
PT na Câmara