Em nota oficial, assinada pelo líder Fernando Ferro (PT-PE), a bancada do PT na Câmara condenou hoje (1º) o ataque de Israel contra um comboio de barcos civis que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, provocando a morte de nove pessoas.
“Esse ato irracional de violência contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público”, diz um trecho da nota.
Na nota, a Bancada reafirma seu apoio à criação de um Estado Palestino e condena também o cruel bloqueio à Faixa de Gaza, que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes. ” Trata-se de uma violência que não condiz com os princípios e os motivos que levaram à criação do Estado de Israel”.
Os parlamentares do PT manifestaram apoio irrestrito às iniciativas do Itamaraty de condenação do ataque israelense, ocorrido na segunda-feira (31),bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária.
Leia, abaixo, a integra do documento:
“NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados expressa por meio desta nota sua indignação contra a violência absurda e desnecessária praticada pelo Estado de Israel contra a chamada Flotilha da Liberdade, um conjunto de oito barcos que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Esse ato irracional de violência contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público. Deve-se salientar que o ataque desproporcional ocorreu ainda em águas internacionais.
Não basta lamentar as dez mortes e os feridos, é necessária uma investigação internacional consistente que averigue o incidente e leve à efetiva punição dos culpados pelo crime.
A bancada condena também o cruel bloqueio à Faixa de Gaza, que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes. Trata-se de uma violência que não condiz com os princípios e os motivos que levaram à criação do Estado de Israel. Ao mesmo tempo, a Bancada reitera seu apoio irrestrito à criação de um Estado Palestino.
A bancada do PT expressa suas sentidas condolências aos familiares dos mortos e feridos da Flotilha da Liberdade e sua solidariedade à nação turca, profundamente atingida pelo crime perpetrado.
Manifestamos ainda nosso irrestrito apoio às iniciativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenando o ataque israelense, bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária.
Brasília, 1º de junho de 2010
Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados
Fernando Ferro- PT/PE