Em mais um ato autoritário, Governo ilegítimo desmonta Conselho Nacional de Educação

temer educacao

O presidente ilegítimo e golpista Michel Temer reforça de maneira inequívoca seu caráter usurpador de mandatos legitimamente constituídos. De uma canetada só, decidiu nesta terça-feira (28), em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), desrespeitar mais uma vez o rito democrático e a legislação em vigor, ao tornar sem efeito a designação de sete membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a recondução de outros cinco integrantes.

Os 12 conselheiros passaram a compor o colegiado em maio deste ano, por força de outros dois decretos assinados pela presidenta Dilma Rousseff, para um mandato de quatro anos. O que o golpista Temer fez não foi contrapor uma decisão pessoal da presidenta legitimamente eleita. Na essência, ele se opôs ao controle e à participação social no desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas, já que os membros dos CNE são indicações das entidades que atuam na área da educação.    

Considerando que o conselho é composto por 24 membros, Temer conseguiu desarticular, de uma só vez, metade do colegiado. O CNE é composto por duas Câmaras (a de Educação Básica e a de Educação Superior), cada uma com 12 componentes, sendo componentes natos, respectivamente em cada Câmara, o secretário de Educação Fundamental e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação.

O deputado Angelim (PT-AC), que é membro da Comissão de Educação da Câmara, explica que os conselhos, de uma forma geral, foram criados com o objetivo de fazer o controle social na execução das políticas públicas. Segundo o parlamentar, o CNE desempenha neste momento um papel crucial, já que o Brasil está em processo de implementação das diretrizes preconizadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). “Essa decisão – que foi tomada de maneira abrupta e que desconsidera a legitimidade dos mandatos dos conselheiros anteriormente indicados – é uma afronta ao processo democrático que sempre permeou a indicação de membros do CNE”, afirma Angelim.

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT), que também é membro da Comissão de Educação, ressalta o caráter antidemocrático da atitude do governo golpista. “Não se pode esperar dele nada além disso. É um governo que assumiu através de um golpe e sem voto, portanto, está lá para fazer a política da direita e das elites. Não seria diferente com a educação. Desrespeitou a decisão das instituições, que, de maneira democrática, indicaram seus membros para o CNE”.

O parlamentar lembra que Temer, além de afrontar a organização do controle social, desrespeita com essa atitude os mandatos definidos em legislação federal. O conselho foi criado pela Lei 9.131/95, que determina em seu Artigo 8º o tempo de permanência de seus membros no colegiado: “§ 6º Os conselheiros terão mandato de quatro anos, permitida uma recondução para o período imediatamente subsequente, havendo renovação de metade das Câmaras a cada dois anos”.

Para Ságuas, o caminho possível agora é entrar na Justiça com o objetivo de recompor a legalidade da situação. “É preciso seguir o mesmo procedimento que foi adotado com relação à EBC [Empresa Brasil de Comunicação]”, sugere o deputado, fazendo referência à exoneração de Ricardo Melo, presidente da empresa, por decisão de Michel Temer, que também desconsiderou que Melo tinha um mandato a cumprir. Dias depois, o presidente da EBC foi reconduzido ao cargo por força de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

A deputada Ana Perugini (PT-SP) reforça o argumento segundo o qual é necessário adotar medidas para reverter a situação. “Não podemos aceitar de forma pacífica esse desmonte do Conselho Nacional de Educação. O controle social desempenhado pelos conselhos foi um direito conquistado pela sociedade. A atitude de Michel Temer retrata mais um desrespeito de um governo que assumiu o poder de maneira ilegítima”, disse.

PT na Câmara

Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100