Os deputados federais Reginaldo Lula Lopes, Adelmo Leão e Gabriel Guimarães – todos do PT de Minas Gerais – destacaram nesta quarta-feira (11), que o País precisa de um modelo econômico mais inclusivo que promova a justiça social e incentive o setor produtivo. As declarações aconteceram durante Sessão Solene, realizada no plenário da Câmara, em homenagem ao aniversário do Estado, comemorado no dia 16 de julho.
“Nesse momento de dificuldade, de crise econômica em nosso País, precisamos de um novo Tiradentes, agora para mudar o atual modelo econômico que não prioriza os trabalhadores e nem mesmo o setor produtivo, mas apenas o mercado financeiro. É preciso uma nova Inconfidência para transformar esse modelo econômico que pode levar o Brasil ao caos social”, alertou Reginaldo Lopes.
Já o deputado Adelmo Leão, lembrou que Minas Gerais tem compromisso com a liberdade e com a ousadia, demonstrada no passado por Santos Dumont – inventor do avião – e pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, “que fez o País avançar 50 anos em cinco, desenvolvendo o Brasil profundo”. Ele convocou os mineiros a participarem do processo de construção de um novo País e de continuidade do progresso experimentado atualmente pelo estado, governado pelo petista Fernando Pimentel.
“Diante desse momento de desafios, que tenhamos a coragem de promover em Minas, e também no Brasil, aquela que é sua vocação maior, de ser território da liberdade, da cidadania e da prosperidade”, ressaltou.
Na mesma linha, o deputado Gabriel Guimarães frisou que até o próprio nome do estado deriva de uma importante atividade econômica que deve ser explorada visando o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população.
“E esse nome, Minas Gerais, também demonstra que as riquezas das minas devem ser gerais, ou seja, deve haver o compartilhamento dessa riqueza”, observou.
Héber Carvalho