O último fim de semana foi marcado pelas finais dos campeonatos estaduais de futebol em todo o Brasil. Algumas torcidas aproveitaram para, além de apoiar os times, passar o recado a favor da democracia do Brasil, que está na iminência de viver o impeachment inconstitucional da presidenta Dilma Rousseff nesta semana.
As manifestações contra o golpe surgiram de Norte a Sul. Em Porto Alegre, a torcida do Internacional – que se sagrou campeão estadual – levou faixas contra o vice- presidente Michel Temer (PMDB) e contra a Rede Globo. Em uma das faixas, que depois foi para o meio da arquibancada, se lia a mensagem com duplo sentido: “Temer jamais”.
Na semana passada, a torcida do Vitória levou uma faixa pela democracia na primeira partida da final do campeonato baiano de futebol contra o golpe. Os tricolores ostentaram a faixa “golpe não”, com o logotipo da Globo em destaque.
Já no jogo decisivo em Belém (PA), os amantes do Paysandu se mostraram também amantes da democracia. O protesto no estádio Mangueirão incluiu, novamente, a Rede Globo.
O momento mais marcante, no entanto, ocorreu na final emocionante do Campeonato Carioca entre Vasco da Gama e Botafogo. Antes da bola rolar, era possível ouvir no Maracanã lotado a torcida do Vasco exaltar: “Olê, olê, olê, olá / Dilma, Dilma…”.
Portal do PT