Em dia de luta contra homofobia Câmara realiza VIII seminário LGBT

Bandeira_LGBT_A Câmara realiza nesta terça-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia, o VIII Seminário Nacional LGBT, no Congresso Nacional. Durante todo o dia, a temática do reconhecimento de direitos civis e combate ao preconceito e à violência contra homossexuais será debatida.

Entre os participantes do evento, estão o presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis e a coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT no Senado, senadora Marta Suplicy. O evento será no auditório Nereu Ramos, das 9h às 18h.

De acordo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o seminário será um espaço importante de afirmação da cidadania LGBT no Brasil. O evento, explicou Pimenta, ocorre em um cenário favorável ao reconhecimento de direitos da comunidade LGBT, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no início do mês pela união estável entre pessoas do mesmo sexo.

“Essa decisão do Supremo é um marco importante e precisa ser complementada com aprovação da lei que criminaliza a homofobia. A ideia da exclusão tem que ser cada vez mais enfrentada, porque a discriminação e a segregação são as grandes responsáveis pela violência”, destacou Paulo Pimenta, que coordenará um dos painéis do evento.

Programação – Organizado pela Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, o seminário será dividido em três painéis: Direitos Civis LGBT: Quem ama tem direito de casar; Políticas Públicas LGBT; e LGBT na Sociedade Civil – Cidadania LGBT. Na mesa de abertura, prevista para ocorrer às 9h30, deverão estar presentes a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e o presidente da Frente LGBT, deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), entre outros.

Desta vez, o hino nacional será interpretado pela cantora Wanessa Camargo. Na última edição do seminário, o hino foi interpretado por uma travesti. A cantora e apresentadora de TV, Preta Gil, também participa do evento. Ela é uma dos convidados que falarão em defesa da proposta de emenda constitucional (PEC), que assegura o direito ao casamento civil a pessoas do mesmo sexo. A deputada Erika Kokay (PT-DF) também discorrerá sobre o tema. A programação completa do seminário pode ser acessada na página da Câmara (www.camara.gov.br).

Edmilson Freitas

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também