A tentativa de golpe deflagrada por setores da oposição continua sendo repudiada por parlamentares da Bancada do PT que, em pronunciamento na Tribuna na Câmara, nesta terça-feira (12), se revezaram na defesa do governo da presidenta Dilma, da democracia e contra o golpe.
O deputado Caetano (PT-BA) afirmou que a tentativa de impedimento da presidenta Dilma não se sustenta porque não há crime de responsabilidade. “É muita conversa fiada e muita mentira para tentar enganar o povo. O vice-presidente Michel Temer, que já era conhecido como invejoso, sabotador e imoral e que tem 1% nas pesquisas, quer ser presidente do Brasil tirando a presidenta Dilma contra quem não há nenhum crime”.
Para o deputado Caetano, é claro que ele (Temer) só pode ser presidente através de um golpe, porque não tem como ser presidente pelo voto popular. “Por isso, quer dar o golpe, mas não vai ter golpe. Vai ter luta. Vai ter resistência aqui, nesta Casa, no Brasil inteiro. O povo brasileiro está nas ruas”, afirmou.
Também o deputado Paulão (PT-AL) reiterou que é preciso “garantir o sentimento do povo de respeitar as leis e o Estado Democrático de Direito. Por isso, não vai ter golpe”, disse.
Na mesma linha, o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) ressaltou que o processo de impeachment é uma grande farsa com grandes interesses de uma mídia golpista. “A presidenta Dilma não cometeu nenhum crime e não podemos chancelar esta grande farsa que está sendo armada. Não ao golpe”.
O deputado João Daniel (PT-SE) afirmou que “os golpistas não têm a verdade para falar, apenas estão contra os que lutam e, por isso, querem retirar os direitos dos trabalhadores”. No domingo, acrescentou, “será realizado no plenário o terceiro turno das eleições, onde o povo não participou e, por isso, é golpe”.
Para o deputado Zé Geraldo (PT-PA) a “única preocupação de alguns parlamentares que sobem a Tribuna é incriminar o Partido dos Trabalhadores; incriminar as autoridades do PT, a presidenta Dilma, que não cometeu nenhum crime, incriminar o Presidente Lula, que iniciou as mudanças sociais que beneficiaram o nosso povo. Por isso, Não vai ter golpe”, disse.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara