Em defesa da democracia, artistas se reúnem no Festival Lula Livre em SP

O som pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reverberado por mais de 30 artistas que participarão de mais uma edição do Festival Lula Livre, movimento cultural e político em defesa da democracia e contra a prisão política. O evento será realizado neste domingo (2), na Praça da República, região central de São Paulo, a partir das 13h.

Entre os nomes de artistas e grupos já confirmados, estão Emicida, Rael, Criolo, Baiana System, Aíla, Dead Fish, Chico César, Filipe Catto, Mombojó, Odair José, Otto, Thaíde, Junu, Everson Pessoa, Unidos do Swing, Francisco El Hombre, Arnaldo Antunes, Slam das Minas, Bia Ferreira, Doralyce Soledad, Lirinha, Ilú Oba de Min, André Frateschi e banda, Márcia Castro, Zeca Baleiro, Isaar, Junio Barreto, Fernanda Takai, MC Poneis, Tulipa, Chico Chico e Duda Brack, Mistura Popular, Triz, Anelis Assumpção e Drik Barbosa.

O evento é organizado pelo Instituto Lula, frentes Povo sem Medo e Brasil Popular e o Comitê Nacional Lula Livre, para marcar mais de um ano da prisão do ex-presidente que, desde abril de 2018, cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, além de chamar atenção para atual situação política do País.

“A prisão política de Lula simboliza a onda de retrocessos no país”, justifica a organização, citando o fim da política de valorização do salário mínimo, o apoio às ações de cunho intervencionista na Venezuela, a perseguição aos professores e o contingenciamento na educação, o aumento da letalidade policial e a ascensão de milícias.

Para fortalecer a mobilização que une arte e música, os realizadores abriram ainda uma campanha de financiamento virtual.

Manifesto O Som pela Liberdade

Assim como na 1ª edição do Festival Lula Livre nos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, que contou com a presença de mais de 60 mil pessoas, a edição paulistana do festival também traz um manifesto elaborado por artistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais e políticos, como Chico Buarque, Martinho da Vila, Leonardo Boff e Leci Brandão, entre centenas de outros.

O documento diz que “lutar pela liberdade de Lula é enfrentar o caos. É desatar o nó da garganta que está no sufocando. É encarar os irresponsáveis que puseram o Brasil à deriva, exigir justiça e democracia, dignidade e direitos”.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, ressalta na edição desta sexta-feira (31) do Jornal Brasil Atual a importância do Festival Lula Livre como um “instrumento da luta pela manutenção dos direitos dos trabalhadores”. “Bolsonaro entrou para cumprir o interesse norte americano de fazer um Brasil colônia”, critica, em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria. “Por isso que o ‘Lula Livre’ é um grito pela libertação do país”, destaca.

Playlist de aquecimento para o Festival

Para aquecer o público que sairá às ruas neste domingo em defesa da democracia e pela liberdade do ex-presidente Lula, a organização preparou uma playlist que reúne as canções dos mais de 30 artistas que estarão presentes. O material coletado pelo DJ Campos pode ser conferido por meio da plataforma de streaming Spotify.

Acesso de metrô

O Metrô de São Paulo fará obras na Linha 3-Vermelha, neste domingo. Em razão disso, as estações Guilhermina/Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians/Itaquera (inclusive a área de transferência para a CPTM) ficarão fechadas durante todo o dia.

A circulação ocorrerá normalmente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Vila Matilde, informa o órgão.

Para atender o trecho interditado, haverá ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão entre as estações Corinthians/Itaquera e Vila Matilde, na qual já será possível transferir-se para o Metrô.

Por Rede Brasil Atual

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também