Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, citou nesta terça-feira (13), durante cerimônia de recondução ao cargo, desafios que terá pela frente, como a consolidação da política de gestão transversal, ampliação do espaço de participação democrática e o fim da violência gerada pela intolerância e pelo preconceito. A ministra também anunciou que serão entregues em 2015 casas da Mulher Brasileira em 12 capitais.
“Fizemos muito, mas é por isso que temos mais desafios. Porque só tem desafio quem faz”, disse. Cada unidade contará com instrumentos como delegacias especializadas de atendimento à mulher, juizados e varas, defensorias e promotorias, além de brinquedoteca e espaço de convivência.
Outro anúncio feito pela ministra é a ampliação da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e sua integração a serviços de emergência como o 190 e 193.
Eleonora Menicucci elogiou iniciativas como o Programa Nacional de Atendimento Integral à Saúde da Mulher, mas ressaltou que as ações não devem se limitar à gestação, ao parto e ao puerpério. “É muito mais que isso. É garantir direitos sexuais e reprodutivos”, explicou.
A ministra lembrou, ainda, a aprovação da emenda constitucional conhecida como PEC das Domésticas, que garante direitos trabalhistas à categoria. Ela prometeu “batalhar” no Congresso Nacional para finalizar o projeto de regulamentação.
PT na Câmara com Agência Brasil