Em Brasília: “Recua fascista, recua, o poder popular está na rua”

A oposição ocupou a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo, 7, contra o fascismo, em defesa da democracia, do Brasil e dos direitos do povo. A manifestação pacífica reuniu profissionais da saúde, torcidas organizadas, comunidade negra, comunidade LGBT, estudantes, mulheres, professores, artistas, movimentos sociais e partidos políticos.

“Recua fascista, recua, é o poder popular que está na rua” e “Fora, Bolsonaro” deram o tom da mobilização na capital federal. A caminhada contou com participação de pessoas de todas as idades. A exemplo dos Estados Unidos e outros países, a manifestação respeitou os protocolos sanitários, com distanciamento, distribuição de álcool em gel e uso de máscaras.

reproducao-twitter-georgemarques

Defesa do SUS

“Manifestação antifascista ocupa Esplanada com protestos pela democracia”, noticiou o jornal Correio Braziliense em manchete de sua versão online, às 09:37da manhã. Em faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes denunciaram as ameaças de “intervenção militar” e a repressão à comunidade negra.

Os manifestantes também defenderam o Sistema Único de Saúde (SUS) e prestaram solidariedade aos mortos por Covid-19 em todo o país. “Vidas negras, vida das mulheres, vidas dos profissionais da Saúde importam”, entoaram em coro os manifestantes.

A manifestação lembrou os nomes da vereadora Marielle Franco, do menino João Pedro, do norte-americano George Floyd e outros negros assassinados pelo violência policial.

A manifestação lembrou os nomes da vereadora Marielle Franco, do menino João Pedro, do norte-americano George Floyd e outros negros assassinados pelo violência policial. Foto: Adriano Machado.

 

PT e partidos presentes

“Agora, em Brasília”, anunciou a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), postando em seu perfil de Twitter um vídeo do início da manifestação. Lideranças do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal e de outros partidos políticos participaram da manifestação, com suas respectivas bandeira.

Durante a semana, apontando o caminho das ruas, o PT divulgou nota alertando que “a democracia não pode ser intimidada. “As manifestações pacíficas de rua contra Bolsonaro e o fascismo são o fato novo na luta pela democracia e pela vida no Brasil”, assinalou a nota assinado pela presidenta Gleisi e pelas lideranças do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), e do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) . “São ações legítimas, protegidas pelo Artigo 5º. Da Constituição, que garante de forma expressa o direito às liberdades de expressão, reunião e de associação.

A marcha pela Esplanada, por orientação dos organizadores, durou pouco mais de uma hora, evitando provocações alguns poucos bolsonaristas. Ao final, a manifestação afirmou a presença do povo nas ruas e esvaziou o discurso de Bolsonaro que acusou os manifestantes de “terroristas”.

Na última quinta-feira (4/6), pessoas que se diziam agentes da Polícia Federal estiveram na sede do Diretório Nacional do PT em Brasília e do PT do Distrito Federal, denunciou o PT em nota oficial.

Sem se identificar funcionalmente e sem portar mandado judicial, disseram investigar a suposta presença de seguranças privados em manifestações públicas na Praça dos Três Poderes, nos dias 21 de maio e 4 de junho.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100