Em 2010, Brasil registrou 51,5 milhões de matrículas, diz Censo Escolar

escolarO número de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas do país caiu na comparação entre os dados de 2010 e de 2009. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 51,5 milhões de pessoas estão matriculadas no país, neste ano. Em 2009, eram 52,5 milhões.

Os números fazem parte do Censo Escolar, dos dois últimos anos. Parte do levantamento de 2010 foi divulgada nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União. De acordo a publicação, 42.987.115 pessoas estão inscritas nas redes públicas estadual e municipal. O número representa 22,5% da população total brasileira.

A imagem retratada pelo censo continua sendo a de um funil: o sistema escolar brasileiro tem quase o dobro de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as matrículas no ensino médio. De acordo com os dados, coletados entre maio e agosto deste ano, o país registrava 13,4 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano; com crianças a partir dos 6 anos) e 7,1 milhões de matrículas no ensino médio (1º ao 3º ano).

Este cenário, na avaliação do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) deverá sofrer grandes mudanças à medida em que for se consolidando a nova política de ensino profissionalizante implantada pelo governo Lula. “A evasão escolar nas etapas mais avanças do ensino médio brasileiro é um problema que estamos superando. A estratégia implantada no governo Lula é a da profissionalização. Para isso, foram criadas centenas de novas escolas profissionalizantes para dar ao jovem uma perspectiva de ingresso no mercado de trabalho, tão logo ele conclua o ensino médio. Com essa perspectiva, muito em breve vamos superar a questão da evasão escolar”, disse Vanhoni.

Outro fator que contribui para a evasão escolar, na avaliação do parlamentar, é a vulnerabilidade social. “O governo Lula também investiu pesado na redução da pobreza. As variantes sociais são determinantes para a permanência e para o aprendizado dos jovens brasileiros”, acrescentou.

Retrato– Nas séries inicias do ensino fundamental, mais da metade das matrículas são em escolas municipais (7,8 milhões). A situação muda nas séries finais. As escolas urbanas estaduais absorvem 54% das matrículas (6,4 milhões). No ensino médio, 95% das matrículas são em escolas estaduais urbanas.

De acordo com o MEC, havia 1,34 milhão de crianças (0 a 3 anos) matriculadas em creches municipais e estaduais (64% em regime integral) e mais de 3,5 milhões de crianças (4 e 5 anos) matriculadas na pré-escola. A educação de jovens e adultos (EJA) registrava 2,5 milhões de matrículas no ensino fundamental e mais de 1 milhão de matrículas no ensino médio.

Na educação especial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas pesquisas, verificou ainda que mais 528 mil matrículas nos diferentes níveis de ensino. Mais da metade dessas matrículas (53%) são nas séries iniciais do ensino fundamental e quase 22% das matrículas são nas séries finais do ensino fundamental.

O Censo Escolar reúne números enviados pelas secretarias estaduais e municipais de Educação e tem a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. As informações são usadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Edmilson Freitas com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também