Elton Welter (PR)

Elton Welter nasceu na comunidade rural de Linha Floriano, em Toledo, Oeste do Paraná. Filho de pequenos agricultores, trabalhou na roça e estudou em escola pública, da escolinha rural multisseriada até a universidade. Na juventude, escolheu cursar filosofia pela influência de amigos seminaristas e na universidade teve o seu primeiro contato com o Partido dos Trabalhadores. Filiou-se ao PT no início dos anos 1990 atraído pelas lutas dos movimentos populares em favor dos mais humildes.

Foi assessor parlamentar do 1º vereador do PT em Toledo e elegeu-se vereador em 1996. Reeleito em 2000, com atuação destacada na fiscalização dos gastos do poder executivo, o povo de Toledo e do Oeste do Paraná o promoveu a deputado estadual no ano em que Lula foi eleito presidente para seu 1º mandato (2002).

Sempre pelo PT e com Lula, ao longo de seus 3 mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná, Elton Welter lutou pela agricultura sustentável, combate à fome, fortalecimento da educação pública e infraestrutura regional.

Em 2019, afastado dos mandatos, concluiu o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UNIOESTE e em 2020 foi eleito vereador de Toledo. Em 2022, foi candidato a deputado federal obtendo 21.118 votos, ficando na 1ª suplência da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Agora assume o mandato como deputado titular após a renúncia de Enio Verri (PT-PR), que assumiu a Diretoria-Geral de Itaipu Binacional.

 

Elton Carlos Welter 

Nascimento: 23/11/1968
Naturalidade: Toledo, PR
Profissões: Técnico em Agropecuária e Filósofo
Gabinete: Gabinete 303 – Anexo IV –  (61) 3215-5303

https://twitter.com/DeputadoWelter

https://www.instagram.com/@eltonwelter

https://www.facebook.com/DeputadoWelter/

ÚLTIMAS POSTAGENS