Eleição no Equador fortalece democracia e integração na América do Sul, analisam petistas

“A eleição do Equador fortalece a democracia e amplia as condições de integração para os países da América do Sul”. A opinião é do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que esteve naquele país acompanhando o processo eleitoral como observador internacional. Os equatorianos se dirigiram às urnas no último dia 17 e reelegeram em primeiro turno o atual presidente Rafael Correa, com 56,7% dos votos válidos.

Do ponto de vista internacional, a vitória de Correa representa o fortalecimento da tendência de governos progressistas que já conseguiram se reeleger no Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Nicarágua, e uma aposta no fortalecimento dos espaços de integração.

Na opinião de Dr. Rosinha, agora “cabe ao Brasil trabalhar para que o Equador entre no Mercosul”. O deputado alertou que o Brasil, por ter uma balança superavitária em relação ao Equador, pode ter uma tendência de afastamento e, por isso, deve ter cuidado e trabalhar no sentido de “buscar relações mais equilibradas” com o Equador.

Dr. Rosinha observou que a eleição foi democrática e transparente. “Sete partidos de oposição concorreram com Rafael Correa, o que demonstra o fortalecimento da democracia no país”.

Crises – O triunfo de Correa significa o triunfo da estabilidade em um país que experimentou profundas crises políticas. Alguns elementos podem explicar esse triunfo: crescimento econômico, baixas taxas de inflação e de desemprego e políticas de redistribuição de renda que se traduziram em um massivo investimento social em educação, saúde, habitação, assistência social e melhoria da qualidade dos serviços públicos. “O resultado é próprio de um governo que superou uma tentativa de golpe e mostra que tem liderança”, afirmou Dr. Rosinha, referindo-se a tentativa de golpe ocorrida no Equador em 30 de setembro de 2010.

Na tribuna da Câmara o deputado Paulo Ferreira (PT-RS) enfatizou que a reeleição de Rafael Correa mostra que a América Latina se colocou em uma perspectiva histórica completamente diferente. “De um continente arrasado pela miséria, pelo desemprego e pelas condições precárias de vida, para uma condição completamente nova, de crescimento econômico com inclusão social e uma inserção soberana no mundo”.

Jonas Tolocka com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo