Efeito Lula: reflexo do aquecimento da economia, produção industrial dispara

Impulsionado pelas políticas do governo Lula, setor industrial apresenta recuperação acelerada. Agência Petrobras

Alta de 4,1% em junho é a maior dos últimos 4 anos e aponta recuperação expressiva da indústria, impulsionada por setores estratégicos

A produção industrial brasileira avançou 4,1% em junho, melhor resultado dos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). O desempenho positivo superou de longe a mediana das estimativas do mercado, de 2,3%, e levou a indústria a ultrapassar o patamar pré-pandemia, ficando 2,8% acima de fevereiro de 2020.

O governo do presidente Lula vem implementando medidas para garantir a retomada econômica após os desastrosos governos anteriores e os desafios impostos pela pandemia. O resultado de junho é um reflexo direto dessas ações, que incluem incentivos fiscais, apoio a pequenas e médias empresas e a promoção de um ambiente econômico estável e favorável ao crescimento.

Crescimento em diversos setores

A alta foi impulsionada por 16 das 25 atividades investigadas pelo IBGE. Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, “o crescimento recente vem sendo impulsionado, principalmente, pelo álcool e pelo grupamento de derivados do petróleo.”, setores que tiveram um ganho de 6,2% em dois meses consecutivos.

Leia maisIndústria de transformação retoma ritmo de crescimento, aponta CNI

Produtos químicos também mostraram um incremento significativo, de 6,5%, assim como a produção alimentícia (2,7%), com elevações na produção de açúcar, derivados de soja, suco de laranja e carnes de aves. Esses setores são cruciais para a economia brasileira e demonstram a diversidade da nossa indústria.

Outras contribuições positivas expressivas vieram da metalurgia (5,0%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,1%), bebidas (3,5%), máquinas e equipamentos (2,4%), produtos do fumo (19,8%) e celulose, papel e produtos de papel (1,6%).

Leia maisEfeito Lula: produção industrial brasileira dispara e sobe 15 posições no ranking mundial

“Surpresa” repetida

Mais uma vez, parte da imprensa divulgou o dado positivo ao lado do adjetivo “surpreendente”, como se o resultado fosse inesperado e fruto do acaso. Os grandes jornais fingem desconhecer o trabalho sério que vem sendo feito no terceiro mandato de Lula, assim como aconteceu nos dois anteriores. Parecem ter saudades dos anos sombrios da dupla Bolsonaro/Guedes, onde retração e arrocho davam a tônica.

Mas eles podem dizer o que quiserem, os resultados do governo falam por si. O país está reconstruindo uma base econômica forte que beneficiará todos os brasileiros, proporcionando mais empregos, renda e qualidade de vida. E a verdade é que isso incomoda muita gente.

Leia maisEfeito Lula: Índice de Confiança da Indústria sobe pela 4ª vez e chega a 101,7 pontos em julho

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex