Efeito Lula: Opep mantém em 2,5% previsão de alta do PIB do Brasil em 2023

Bons ventos: a entidade também prevê progressos na reforma fiscal e melhora nas perspectivas de investimento no Brasil Foto: João Paulo Lacerda - CNI

Organização dos Países Exportadores de Petróleo atribui projeção aos dados positivos da economia do país;

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve em 2,5% sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, segundo relatório mensal divulgado nesta semana.

Para a Opep, dados recentes do Brasil demonstram a continuidade no crescimento da economia no segundo semestre de 2023, mas em ritmo menor do que o registrado no primeiro semestre, devido à desaceleração do setor de serviços.

Desde a posse do presidente Lula, o Brasil tem registrado uma série de avanços que apontam para o crescimento do PIB em 2023, como recordes de superávit na balança comercial, queda do desemprego, recuo da inflação, aumento da renda e consequente aquecimento da economia.

A entidade prevê também que os progressos na reforma fiscal, melhora nas perspectivas de investimento no Brasil e maior relaxamento da política monetária no início de 2024 devem impulsionar o crescimento no próximo ano, para o qual foi mantida a projeção de uma alta de 1,2% do PIB.

A Opep mantém expectativas de que o Banco Central do Brasil continuará reduzindo a taxa básica de juros (Selic) à medida que a inflação recuar, apesar do aumento recente dos preços de energia. Para a organização, a Selic terminará 2023 em 12,25% e chegará a 8% até o final de 2024, enquanto a inflação cairá para 5% este ano 4% no próximo ano.

Revisão

No relatório divulgado em outubro, a Opep havia revisado para cima a previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2023, de 2,1% para 2,5%.

Nos últimos meses, outras entidades também revisaram para cima as respectivas projeções para o avanço do PIB do país em 2023, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (Bird) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Confiança mantida

Na reta final de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 50,4 pontos em novembro, conforme divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta semana. A variação foi de -0,1 ponto percentual em relação a outubro, o que representa estabilidade no indicador, após dois meses de queda.

O índice da CNI varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos, dados abaixo desse valor representam falta de confiança e, acima, mostram confiança. Foram entrevistadas 1.468 empresas, entre 1º e 9 de novembro de 2023.

Da Redação da Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100