Efeito estufa: Brasil apresenta posição corajosa em conferência em Varsóvia, diz Ferro

fferrobhelioO deputado Fernando Ferro (PT-PE) participou,  no período de 17 a 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, da Conferência das Partes (COP-19), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, promovida pelas Nações Unidas. Em discurso no plenário o deputado discorreu sobre o evento que reúne os países membros das Nações Unidas para discutir os efeitos das mudanças do clima em função dos problemas decorrentes da emissão de gases do efeito estufa.

Segundo o deputado, a delegação do Brasil defendeu teses importantes para que a humanidade enfrente o problema real do aumento dos gases do efeito estufa, já constatado por estudos científicos conduzidos pelo IPCC e manifestado em diversos fenômenos naturais, como o que aconteceu recentemente nas Filipinas, com chuvas exageradas em algumas áreas e grandes estiagens em outras. “Todas essas manifestações do clima são resultado de alterações na emissão de gases do efeito estufa. Isso já está comprovado e há um acordo majoritário na comunidade científica”, disse.

“Registramos o Brasil, juntamente com a Índia, China e África do Sul, compondo um bloco que tomou posições corajosas, avançadas, para oferecer alternativas à mitigação da emissão de gases do efeito estufa, na sequência do Protocolo de Quioto, em que os países terão que dar conta da responsabilidade de reduzir esses gases”, informou o deputado Ferro.

 A expectativa, disse o deputado,  é que em 2015, em Paris, na COP 21, seja aprovado um protocolo entre esses países para a implementação de políticas de redução de gases do efeito estufa de maneira real.  

Afirmou o deputado Ferro que o Brasil assumiu de maneira deliberada, individualmente, que irá reduzir em mais de 38% os gases do efeito estufa em nosso País. Além disso, propôs que fosse feito um debate sobre a contabilidade cumulativa para indicar os responsáveis pela emissão dos gases do efeito estufa. “E nós sabemos que há emissões e há responsabilidades diferenciadas. Os Estados Unidos, por exemplo, são responsáveis por 25% da poluição do mundo, são os maiores emissores de gases do efeito estufa. E isso vem, junto com os países da Europa, desde a Revolução Industrial”, disse.

O Brasil sugeriu, ao lado da proposta de quantificar a emissão de gases do efeito estufa, que, junto com o painel do IPCC — que mede a emissão desses gases —, seja constituído um mecanismo para quantificar a emissão de cada país, a fim de que ele possa se automonitorar nesse processo e estabelecer políticas, evidentemente, de contenção da emissão desses gases. “E, além disso, que se promova um debate nos países para que a população tome conhecimento e se assenhore da responsabilidade coletiva de todos os países, de todas as cidadãs e cidadãos do mundo, com a emissão dos gases do efeito estufa”, finalizou Fernando Ferro.

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também