Educação: Mercadante elogia apoio do Legislativo e cita data histórica com iminente votação de royalties

aloiziomercadanteeduca

Em café da manhã promovido pela Frente Parlamentar da Educação, nesta quarta-feira (14), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou em “dia histórico” diante da iminente votação do projeto (PL 323/07) que destina os royalties do petróleo para a educação e a saúde.

No evento, que contou com a participação de mais de quarenta parlamentares, Mercadante enalteceu o apoio do Legislativo às pautas da educação. “Não seriam possíveis os avanços que temos tido no País sem essa parceria da bancada da educação com o Ministério”, ressaltou o ministro, que citou inúmeros projetos e programas do setor que foram debatidos e votados no Parlamento.

O ministro também disse que o Congresso Nacional tem feito “um esforço fantástico” e que a votação do projeto dos royalties é uma “vitória histórica” para a educação brasileira. “Acho que chegaremos a um amplo entendimento quanto aos royalties, porque é uma riqueza finita e nós vamos coloca-la na dimensão mais importante para o futuro do Brasil, que é a educação, que é a melhor herança que podemos deixar para essa geração e para as futuras gerações”, opinou Mercadante, que também lembrou que essa bandeira foi levantada pelo governo, que propôs inicialmente a destinação de 100% dos royalties para a educação.

Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, o deputado Artur Bruno (PT-CE) participou do café da manhã e se disse feliz com a votação que “a presidenta Dilma Rousseff e a sociedade tanto queriam”, que é a garantia dos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. “Vamos aumentar consideravelmente os investimentos na educação com esses recursos e poderemos, assim, chegar à meta fundamental de alocarmos, dentro de dez anos, 10% do PIB para a educação”, frisou o parlamentar cearense.

Para o deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS), a confirmação da nova fonte de recursos para a educação deve ser muito comemorada. “A sociedade brasileira faz hoje uma defesa intransigente de uma educação pública de qualidade e é esse o desafio que nos move. Com a aprovação da destinação dos royalties do petróleo como mais um recurso para fortalecer o investimento na educação, nós temos que festejar bastante essa data”, comentou Biffi, que é o quarto secretário da mesa diretora da Câmara.

Já para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), os royalties do petróleo permitirão ao País um “salto extraordinário” na educação. “Depois da Constituição de 1988, os royalties do petróleo representarão a destinação de recursos mais expressiva que a educação brasileira obteve na nossa história. Isso nos permitirá o alcance das metas Plano Nacional de Educação para a próxima década e, portanto, estamos vivendo um momento histórico muito especial”, declarou a ex-presidenta da Comissão de Educação da Câmara.

Para o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), independentemente da definição que seja aprovada pelo Congresso, o fundamental é que a educação receberá um importante aporte financeiro. “Os dois projetos que estão em discussão trazem acréscimo de recursos para a educação e uma nova fonte de financiamento – para suprir as necessidades educacionais, para melhorar salários dos professores, melhorar a qualidade da educação, a infraestrutura das escolas em todo o território nacional – nos trará um saldo muito positivo”, afirmou Vanhoni, que foi o relator do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara.

Após o café da manhã, Mercadante teve reunião com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e com líderes partidários para tratar da votação do projeto dos royalties.

Outros parlamentares petistas participaram do café da manhã com o ministro: Assis do Couto (PR), Carlos Zarattini (SP), Ilário Marques (SP), Leonardo Monteiro (MG), Newton Lima (MG) e Pedro Uczai (SC).

O PL 323/07 está na pauta da sessão do Plenário desta quarta, mas sua votação depende de decisão da Mesa Diretora, já que três projetos com urgência constitucional vencida trancam a pauta da Casa: PLs 37/11, 3471/12 e 5740/13.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Cãmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex