Durante seminário internacional sobre educação integral, realizado na Câmara, nesta quarta-feira (30), parlamentares do PT apontaram essa modalidade como o principal desafio para que o Brasil dê um salto na qualidade educacional.
O deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que participou do evento, se disse feliz com a crescente discussão a respeito desse tema e com as ações do governo. “A qualidade da educação tem sido pauta de todos os espaços que discutem o nosso sistema educacional e, sem dúvida nenhuma, trata-se de um grande desafio. Através do Mais Educação o nosso governo dá um passo significativo na implantação da educação integral e logo teremos os recursos do pré-sal para a ampliação desse programa. A adoção da educação integral representa a maior possibilidade de darmos um grande salto de qualidade nesta área”, avalia o parlamentar baiano.
Já a deputada Iara Bernardi (PT-SP), militante de direitos humanos, relacionou a educação integral ao combate ao trabalho infantil. “Futuramente, com certeza, não teremos mais trabalho infantil no Brasil. Uma das medidas para isso é a educação integral e o seminário foi importante porque pudemos conhecer e debater inúmeras experiências concretas desse modelo, no Brasil e no mundo. Ou seja, sabemos que é possível e necessário implantar a educação integral em todas as escolas. Esse é o horizonte futuro que devemos oferecer às nossas crianças”, disse Iara, que integra a CPI do Trabalho Infantil da Câmara.
Waldenor Pereira, bem humorado, lembrou que, na véspera, o ex-presidente Lula havia declarado, durante homenagem que recebeu na Câmara, que a educação pública estaria recuperada quando a classe média voltasse a matricular seus filhos nas escolas públicas. “Quiçá seja mais uma profecia do nosso presidente Lula, mas essa é uma via de mão dupla. A classe média só retornará de vez à escola pública se esta oferecer melhores condições de ensino. Felizmente estamos vendo avanços importantíssimos e a educação integral é mais um passo nesse caminho”, declarou Waldenor, que foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) foi coordenadora de um dos painéis do seminário.
Rogério Tomaz Jr.
Foto: Gabriela Korossy/Agência Câmara