Educação domiciliar e Reforma Administrativa recebem forte oposição de parlamentares e entidades nacionais

Em reunião do Núcleo de Educação e Cultura do PT nesta segunda-feira (31), a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) abordou a necessidade das entidades e parlamentares ligados à educação nacional se mobilizarem contra a pauta do homeschooling (educação domiciliar). A parlamentar também falou sobre o enfrentamento à PEC 32/2019 da Reforma Administrativa.

“Precisamos fortalecer a luta nacional contra o homeschooling, reunindo todas as representações da educação”, disse a deputada. A professora da Universidade de São Paulo (USP), Selma Rocha, ressaltou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do seu estado produziu nota contra a educação domiciliar, cujo projeto similar tramita na Câmara Municipal da capital paulista. “É muito grave enclausurar crianças em casa. É sobre o direito das crianças e adolescentes à socialização, à escola”, disse Selma.

Deputada Professora Rosa Neide – Reprodução

O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antônio Lacerda, disse que a entidade tem feito o combate às ideias da educação domiciliar, no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e o professor e ex-deputado Carlos Abicalil (PT-MT) destacaram a importância da bancada do partido e das entidades acompanharem a tramitação da proposta de Sistema Nacional de Educação (SNE). O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) é o relator, na Comissão de Educação, do PLP 216/2019 de autoria da deputada Rosa Neide, bem como de outro projeto apresentado pela deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), que tratam da criação do SNE.

Waldenor Pereira também alertou que nesta semana a bancada e as entidades precisam prosseguir no diálogo com os demais parlamentares visando barrar o prosseguimento da Reforma Administrativa. “Obtivemos um importante avanço da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A base do governo aprovou a admissibilidade da PEC, mas não com os dois terços de votos que são necessários para aprovar em plenário”, disse.

Deputado Waldenor Pereira – reprodução

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também participou da reunião, bem como o presidente da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo e a vice-presidenta da CNTE, Fátima Silva que fizeram intervenção.

Assessoria Parlamentar

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex