Eduardo Galeano recebe homenagens da presidenta Dilma e de parlamentares petistas

eduardo galeanoPrimeira pessoa a ser agraciada com o título de Cidadão Ilustre do Mercosul, honraria recebida em 2008, o escritor uruguaio Eduardo Galeano faleceu nesta segunda-feira (13), aos 74 anos, e foi homenageado pela presidenta Dilma Rousseff e por inúmeros parlamentares petistas que o tiveram como referência política e literária.

Autor do célebre “As veias abertas da América Latina” e da trilogia “Memória do Fogo”, entre outros títulos mundialmente famosos e traduzidos em mais de 40 idiomas, Eduardo Galeano inspirou gerações de políticos, militantes, jornalistas, pesquisadores, escritores e demais artistas que defendem o ideal de um mundo verdadeiramente igualitário e justo.

Em comunicado oficial, a presidenta Dilma Rousseff tratou Galeano como “um dos mais importantes escritores do nosso continente” e disse que seu falecimento marca “um dia triste” para todos os latino-americanos. “Aos uruguaios, aos amigos e à nossa imensa família latino-americana, quero prestar minhas homenagens e lembrar que continuamos caminhando com os olhos no horizonte, na nossa utopia”, registrou a mandatária brasileira.

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), chamou o uruguaio de “fonte inesgotável de ideais libertários na América Latina” em sua conta no Twitter.

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), Galeano “nos ensinou a lutar e a sonhar”, “despertou a consciência de muita gente” e “nos comove e move com a beleza e firmeza de sua obra”.

Na opinião da deputada Margarida Salomão (PT-MG), a passagem de Galeano é “uma triste notícia para todos e todas que desejam um mundo mais inclusivo, justo e solidário”.

Em seu Twitter, o deputado Leo de Brito (PT-AC) expressou poeticamente o seu pesar. “Perdemos hoje uma gota do sangue latino-americano que corre nas veias de cada um de nós”.

“Triste com a morte do Eduardo Galeano. Perdemos uma grande referência”, resumiu o deputado Paulo Teixeira (PT-RJ) em sua página no Facebook.

“Sem Eduardo Galeano, o mundo está mais pobre. Como ninguém, ele desvendou a alma da América Latina. Sua genial inspiração, que misturava jornalismo, política e ficção, será sempre um referencial”, lamentou o deputado Paulão (PT-AL), também no Facebook.

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex