A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (13) para discutir sobre a Economia do Cuidado.
O debate foi solicitado pela deputada Luizianne Lins (PT-CE), presidente do colegiado e autora do Projeto de Lei (PL 638/2019) que dispõe sobre a inclusão da economia do cuidado no Sistema de Contas Nacionais, banco de informações usado pelo governo federal para medir o desenvolvimento econômico e social do país, além de definir e implementar políticas públicas como a promoção da igualdade de gênero.
De acordo com a deputada, trata-se de uma demanda histórica dos movimentos de mulheres e feministas, uma vez que o trabalho do cuidado não remunerado é exercido cotidianamente por muitas mulheres no Brasil, seja no auxílio a pessoas com algum grau de dependência, seja na responsabilidade por tarefas como cozinhar, limpar a casa e as roupas e manter o domicílio em ordem.
“Essa realidade impacta diretamente a vida das mulheres que encontram limites tanto na vida profissional como na política, bem como, o acesso a serviços educacionais e de lazer. A jornada de trabalho das mulheres totaliza mais de 35 horas por semana, das quais 21 horas são dedicadas aos cuidados, enquanto a dos homens somam 10h por semana entre o trabalho doméstico e do cuidado. Já as trabalhadoras rurais dedicam em torno de 26 horas a realização de afazeres domésticos, segundo dados do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher, do Governo Federal”, afirma Luizianne.
Ao solicitar a audiência com representantes do governo e da sociedade civil, a deputada ressalta a necessidade de se construir ações de combate às desigualdades sociais, divisão sexual do trabalho, pobreza e fome.
A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 9.