Economia do cuidado: Ana Perugini recebe moção de apoio

A Câmara de Vereadores de Batatais, município da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, aprovou moção de apoio ao projeto de lei 7.815/2017, da deputada Ana Perugini (PT-SP), que prevê a inclusão do trabalho não remunerado realizado dentro das residências no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). A manifestação, proposta pela vereadora Andresa Furini (PT), foi assinada pela maioria dos parlamentares e aprovada por unanimidade, na sessão do último dia 18.

Ao justificar a iniciativa, Andresa classificou o projeto como fundamental para a construção de “uma política nacional voltada ao reconhecimento à economia do cuidado”. “Acompanho o trabalho da deputada há muitos anos e reconheci a sensibilidade da proposta, que valoriza milhões de pessoas, na grande maioria mulheres, que se dedicam diariamente aos cuidados domésticos. Um exemplo é o caso de enfermos; só quem cuida sabe as dificuldades que essas pessoas enfrentam”, afirmou a parlamentar.

A moção de apoio dos vereadores de Batatais é a terceira que Ana Perugini recebe de legislativos paulistas, por conta do projeto. No dia 12 de junho, a Câmara de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas, aprovou moção de congratulação à parlamentar. O gesto foi proposto pelo vereador Eduardo Lippaus (PT). Uma semana depois, foi a vez de Palmital, no Centro-Oeste do Estado, aprovar moção de parabenização à deputada, apresentada pelo vereador Homero Marques Filho, o Homerinho (PT). Assim como em Batatais, todas as moções tiveram aprovação unânime.

Protocolado no dia 6 de junho na Câmara Federal, o projeto de lei 7.815/2017 prevê a inclusão da economia do cuidado, constituída pelos afazeres domésticos – como a limpeza da casa e a preparação de alimentos – e os cuidados com crianças, idosos, enfermos e pessoas com deficiência, no cálculo anual do PIB brasileiro.

Para que haja a contabilização, as atividades precisam ser mensuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da ampliação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e inseridas no Sistema de Contas Nacionais (SCN), mecanismo usado pelo instituto para aferir o fluxo de produção e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O projeto de lei ainda estabelece que o governo federal – por meio do Banco Central e dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão – considere a economia do cuidado em suas análises e na elaboração de políticas públicas que valorizem o trabalho doméstico não remunerado e, consequentemente, contribuam com a busca de igualdade entre homens e mulheres.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100