Economia cresce 8,9% no primeiro semestre em relação a mesmo período de 2009

gilmar_machadoooA economia brasileira teve crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2010 (de abril a junho) em relação ao trimestre anterior, informou nesta sexta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o segundo trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país, cresceu 8,8%. No semestre, de janeiro a junho, o PIB cresceu 8,9% em relação ao mesmo período de 2009.

Para o líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), o desempenho da economia brasileira decorre da gestão do governo Lula, que além de ter responsabilidade fiscal tem um conjunto de políticas que impulsionam o desenvolvimento do País. “As pequenas e médias empresas, por exemplo, têm acesso a linhas de crédito especiais que impulsionam suas atividades, gerando emprego e renda”.

Gilmar Machado observou que a performance positiva da economia brasileira resulta de um modelo que rompeu com o neoliberalismo do governo FHC, com um maior papel do Estado na definição de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento do País. “Essa nova postura foi a base para o Brasil atravessar com sucesso a crise mundial iniciada em 2008. O Brasil está no rumo certo e continuará assim”.

Com os dados divulgados hoje, se o ano tivesse terminado agora, o PIB teria crescido 5,1%, disse Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.

O crescimento ficou acima das expectativas do mercado e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que, no início da semana, disse que estimava que o Brasil tivesse crescido entre 0,5% e 1% no segundo trimestre.

Em relação ao primeiro trimestre deste ano, a agropecuária apresentou o maior destaque, registrando crescimento de 2,1%, seguida pela indústria (1,9%) e pelos serviços (1,2%). Ainda na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve expansão nos investimentos planejados no país, medidos pela formação bruta de capital fixo, que foi de 2,4% no segundo trimestre deste ano.

A despesa de consumo das famílias cresceu 0,8%, enquanto a despesa de consumo da administração pública cresceu 2,1%. No setor externo, cresceram tanto as exportações (1,0%) quanto as importações de bens e serviços (4,4%). “O consumo das famílias continuou crescendo, mas desacelerou. O consumo da administração pública acelerou, já que estamos perto da época de eleição”, disse Rebeca.

Já em relação ao segundo trimestre de 2009, o destaque ficou com a indústria, que registrou crescimento de 13,8%, seguida pela agropecuária (11,4%) e pelos serviços (5,6%).

Todas as atividades industriais apresentaram crescimento de dois dígitos. Segundo o IBGE, a maior expansão foi observada na construção civil (16,4%) devido, principalmente, à expansão do crédito direcionado. Houve ainda um aumento de 14,1% na extrativa mineral, seguida pela indústria de transformação (13,8%) e por eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (10,8%).

A expansão da taxa da agropecuária é justificada, principalmente, segundo o IBGE, pelo aumento da produtividade e pelo desempenho de alguns produtos da lavoura, como soja, café, milho e algodão.

Equipe Informes, com agências

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100