Falta menos de um dia para o início do evento que vai balançar as estruturas do golpe e clamar por democracia e justiça no Brasil: o Festival Lula Livre! O maior ato político-cultural da história recente do País e contra a prisão política do ex-presidente começa neste sábado (28), a partir das 14h, nos Arcos da Lapa, bem no coração do Rio de Janeiro. O evento reúne dezenas de atividades com a participação dos movimentos sociais e artistas de todas as vertentes, além de shows gratuitos imperdíveis de nomes de peso da música nacional como Chico Buarque, Gilberto Gil e Beth Carvalho.
Organizado por artistas, ativistas da cultura e representantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo com a chancela de mais de 800 signatários, o festival terá como ato de abertura uma marcha de artistas que sairá do Circo Voador e percorrerá toda a praça onde se encontra um dos maiores cartões postais da Cidade Maravilhosa. Na sequência, a trombonista Ju Storino dará o sinal para que as atividades comecem.
E quantas atividades! Antes de os grandes astros subirem ao palco, o público poderá conferir apresentações com bloco carnavalesco, coletivos musicais, performances de todos os tipos, além de ainda ter a chance de participar de oficinas de pipa, stencil, bordados, visitar as tendas de música e cultura que estarão instaladas paralelamente ao palco principal entre muitas outras opções para lutar por Lula Livre e ainda fazer parte de um dia histórico.
Quando a tarde começar a cair você já sabe: é hora de se emocionar com as canções que transcendem o tempo e tocam o coração dos brasileiros a cada geração. E quem terá a missão de dar o start na série de shows antológicos será a Orquestra Voadora, trupe que já é figura certa nas festas cariocas.
Antes do encerramento épico com Chico Buarque e Gilberto Gil, mais de 40 artistas subirão ao palco para prestar tributo a Lula e cantar em uníssono pela democracia e liberdade do ex-presidente. Do axé de Manno Góes ao funk de MC Carol, do hip hop de Flavio Renegado ao samba de Noca da Portela, do rock da Gang 90 à MPB de Chico César, passando por bandas e nomes da nova geração como Francisco El Hombre, Filipe Catto e Ana Cañas até ícones de peso como Odair José, Jards Macalé e Noca da Portela.
A imprensa poderá fazer o credenciamento para o evento pelo e-mail [email protected], enviando nome, RG e o veículo da cobertura.
Confira todos os artistas confirmados
Atividades na Praça:
Ju Storino, a Trombonista das Laranjeiras, e o ator Paulo Rafael, o Palhaço Zé Catimba, abrem oficialmente o Festival Lula Livre
Bloco Òrúnmilá
Tropa de Palhaços, grupo de teatro de rua
Amir Haddad e o Grupo Tá Na Rua
Passinho Carioca
MV Hemp
Eliane Costa, artista plástica, Pintando Lula na Praça
Oficinas
Pipas, com Osmar Tuche
Estêncil, com Marcelo Vieira
Bordados e flores, com Bordadeiras pela Democracia
Fotojornalismo, com Bruno Bou e Vitor Vogel
DJ Rodrigo Penna
Doralyce e Bia Ferreira
Fredd
Intrépida Trupe
Ivone Torres
Jorge de Paula
Julião Feiticeiro
Mc Snoopy
Nós do Meio
Orquestra Voadora
Rafael Lima
Transalgumacoisa
Palco:
Abayomy Orquestra
Agnaldo Timóteo
Aíla
Alba Mariah
Ana Cañas
Batuque da Lan Lanh
Beth Carvalho
Bruno Arias
Caio Prado
Carlos Negreiros
Cecilia Todd
Chicas
Chico Buarque
Chico César
Claudinho Guimarães
Daniel Téo
Dani Nega e Craca
Dorina
Eduardo Sosa
Fátima Guedes
Franscisco El Hombre
Filippe Catto
Gabriel Moura
Gang 90
Gilberto Gil
Gotam Cru & Os Curingas
Heavy Baile
Imyra (Taiguara)
Jards Macalé
Ligiana Costa
Lyza Milhomem
Manno Goes
Marcus Lucenna
Maria Rivero
MC Carol
Mombaça
Noca da Portela
Odair José
Realidade Negra Rap Quilombola
Renegado
Sérgio Ricardo
Sérgio Santos
Tizumba
Tomaz Miranda
TromPETISTAS
Por Festival Lula Livre