É a ciência, estúpido! Vacinas contra a Covid salvaram 20 milhões de vidas

Site do PT

Estudo publicado pela revista ‘The Lancet’ reuniu dados sobre a vacinação de 185 países em 2021. No Brasil, a despeito do negacionismo de Bolsonaro, cerca de 1 milhão de vidas foram poupadas;

Vacinas salvam vidas. É o que a ciência volta a comprovar a partir de um estudo publicado pela prestigiada revista The Lancet, divulgado nesta sexta-feira (24). O levantamento, que cobriu em 2021 a vacinação contra a Covid-19 em 185 países, incluindo o Brasil, aponta que 19,8 milhões de vidas foram salvas graças ao imunizantes. Por aqui, a despeito de todas as investidas de Jair Bolsonaro contra as vacinas e as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia, as vacinas salvaram cerca de 1 milhão de brasileiros.

“Quase 20 milhões de vidas salvas em um ano é um número extraordinário, e por vacinas que muita gente achava que não seriam desenvolvidas em tão pouco tempo. Isso teve um impacto imenso na pandemia”, declarou o autor da pesquisa, o professor do Imperial College de Londres Oliver Watson, autor do estudo.

A partir do estudo, os pesquisadores concluíram que houve uma redução de 63% das mortes em escala global. Por outro lado, a Lancet também coloca o dedo na ferida da desigualdade no acesso dos países às vacinas, pontuando que a meta da OMS de imunizar 40% da população fracassou. Com isso, 600 mil mortes não puderam ser evitadas, boa parte delas nos países pobres. Na Somália, por exemplo, apenas 10% da população receberam duas doses da vacina.

“Milhões de vidas provavelmente teriam sido salvas tornando as vacinas disponíveis para pessoas em todo o mundo”, reconheceu Watson. “Poderíamos ter feito mais”.

Desde o início da eclosão da pandemia, no início de 2020, mais de 6,3 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Devido às subnotificações, no entanto, calcula-se que o número seja muito maior, em torno de 15 milhões de óbitos.

Negligência de Bolsonaro favoreceu aumento de mortes no Brasil

No Brasil, graças à negligência do governo Bolsonaro e sua campanha contra as vacinas, cerca de 670 mil pessoas perderam a vida por causa da doença. Apesar de representar apenas 2,7% da população mundial, o país concentra quase 12% das mortes do planeta, uma prova contundente de que a luta contra a pandemia foi um desastre absoluto.

Tanto que o Brasil continua ocupando o segundo lugar no número de óbitos globais pela doença, atrás apenas dos EUA, outro berço do negacionismo, especialmente durante o governo Trump. A catástrofe americana foi tão avassaladora que custou a reeleição do ídolo de Bolsonaro, no final de 2020. Lições que a ciência não cansa de ensinar ao longo da história.

Da Redação da Agência PT, com informações de G1 e Folha

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100