A vitalidade dos parlamentares e a constante renovação de lideranças fazem da bancada do PT uma das mais influentes do Congresso Nacional. A avaliação é do presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, que comentou nesta segunda-feira o resultado da pesquisa “Cabeças 2010”, divulgada na última sexta-feira pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Dos 100 parlamentares com maior protagonismo no Poder Legislativo, 22 são do PT – 16 deputados e 6 senadores. “Estar entre os ‘cabeças’ do Congresso Nacional é uma tradição do partido. Isso demonstra que a bancada mantém sua vitalidade e seu empenho. Alguns diziam que, quando o PT virasse governo, a bancada iria se acomodar. Os fatos mostram o contrário: mesmo sendo governo, temos uma bancada atuante, que se empenha e se dedica à tarefa de bem representar seus eleitores”, disse José Eduardo Dutra.
Os líderes das bancadas petistas na Câmara e no Senado, deputado Fernando Ferro (PE) e senador Aloizio Mercadante (SP), estão na elite do Congresso Nacional. O líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e a líder do Governo no Congresso Nacional, senadora Ideli Salvati (PT-SC), também estão entre os mais influentes do Parlamento.
Fazem ainda parte da 17ª pesquisa do Diap que mapeia as principais lideranças do Parlamento os deputados petistas: Antônio Palocci (SP); Arlindo Chinaglia (SP); Magela (DF); Gilmar Machado (MG); Henrique Fontana (RS); José Eduardo Cardozo (SP); Marco Maia (RS); Maurício Rands (PE); Pepe Vargas (RS); Ricardo Berzoini (SP); Sérgio Barradas Carneiro (BA); Vignatti (SC); Virgílio Guimarães (MG); e Vicentinho (SP). Além dos líderes Aloizo Mercadante e Ideli Salvati, fazem parte da lista os senadores Delcídio Amaral (MS); Eduardo Suplicy (SP); Paulo Paim (RS) e Tião Vianna (AC).
O Diap também divulgou a relação dos parlamentares em ascensão. Nesta categoria 15 deputados do PT estão entre aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Da bancada do PT na Câmara são considerados em ascensão os deputados: Carlos Zarattini (SP); Carlos Abicalil (MT); Dr. Rosinha (PR); Iriny Lopes (ES); Fátima Bezerra (RN); João Paulo Cunha (SP); José Genoino (SP); Maria do Rosário (RS); Nazareno Fonteles (PI); Odair Cunha (MG); Paulo Rocha (PA); Paulo Pimenta (RS); Paulo Teixeira (SP); Pedro Eugênio (PE); e Zezéu Ribeiro (BA).
Para José Eduardo Dutra, o PT é um partido que estimula a renovação. “O PT é, por exemplo, a única bancada do Congresso Nacional que faz um rodízio anual de lideranças. É um partido que permite o arejamento de sua bancada, a renovação de líderes. Isso é bom para que as pessoas acumulem experiência e se projetem na atuação parlamentar”, afirmou.
Equipe Informes, com assessoria do Diap