Domingos Dutra que debater impactos da hidrelétrica de Estreito

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou requerimento de audiência pública para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos da implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão. A construção da usina vai causar impactos, além dos municípios maranhenses de Estreito e Carolina, em outros dez municípios no Tocantins, além de atingir as terras indígenas Apinajé, Krahô e Krikati.

Está prevista a formação de um lago de 555 km² de superfície e a inundação de 400 km² de terras. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas tenham que deixar os locais onde moram atualmente. Uma primeira rodada de audiência sobre o projeto da construção da hidrelétrica ocorreu em 2002. Em 2005 foi realizada uma segunda rodada de audiências públicas. Segundo organizações da sociedade civil que atuam na região, as audiências não foram suficientes para esclarecer as comunidades envolvidas sobre questões relevantes. Por outro lado, os governos estadual e federal apostam na importância da obra, incluída no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2007.

A hidrelétrica de Estreito é o maior projeto nacional estratégico no setor energético em implantação no País e a segunda em processo de construção no mundo, só superada pela Usina de Três Gargantas, na China. “Temos uma situação bastante complexa e de desdobramentos nacionais. Essas e outras questões polêmicas acerca da implantação da Hidrelétrica, certamente terão espaço nesta Comissão que, sem dúvida, irá prestar um grande serviço ao Maranhão e ao Brasil”, ponderou Dutra.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também