O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta-feira (11) pela prisão e afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de suas funções. Arruda foi acusado de envolvimento com corrupção no DF. Na avaliação do deputado Magela (PT-DF) a decisão do STJ é um recado da justiça brasileira aos políticos. “O Distrito Federal respira aliviado. Acaba a sensação de que nada poderia ser feito. A decisão do STJ mostra que estamos chegando ao fim da impunidade e comprova que a justiça avança sinal na política. Se a política não resolver, a justiça resolve”, disse o deputado.
Em outra frente, a Procuradoria Geral da República (PGR) requisitou a intervenção federal no Distrito Federal em função da crise que atingiu também a Câmara Legislativa e o vice-governador, Paulo Otávio. Na opinião de Magela, a decisão é acertada. ” A intervenção é a única solução para o momento. O governador Arruda e o vice-governador Paulo Otávio não têm condições de administrar e nem conduzir politicamente o Distrito Federal. Eles estarão ocupados em se defenderem dos processos que são acusados”, avaliou.
De acordo com o deputado Magela, o governador e o vice não têm mais autoridade para permanecer no governo. Na sua avaliação, o interventor deve ser alguém sem ligações políticas partidárias e deverá conduzir o governo do DF até dezembro de 2010.
Benildes Rodrigues