Diretor de abastecimento da Petrobras frustra oposição na CPMI

cpmi 29-10-14
Ainda movida pelo clima de revanchismo após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff no domingo (26), a oposição tentou desafogar a angústia durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura irregularidades na Petrobras. Em depoimento nesta quarta-feira (29), o diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza, deixou os parlamentares conservadores ainda mais frustrados. O executivo manteve-se tranquilo diante dos ataques de deputados e senadores, bem como respondeu todas as perguntas com objetividade e concisão.

Para o deputado Afonso Florence (PT-BA), está em curso uma “tentativa de terceiro turno” contra a presidenta reeleita. “Nós temos de desacelerar. Nós estamos esperando, obviamente, a documentação da Lava-Jato, mas, até agora, a única coisa que nós temos é o Sr. Paulo Roberto dizendo que ele operou dentro da diretoria após o processo licitatório e, perguntado sobre a Comissão de Licitação, ele disse que não incidia ali. O objetivo explícito: é chegar na presidenta Graça, é chegar na presidenta Dilma, quando, na verdade, o que o governo está fazendo é a boa gestão da Petrobras”, afirmou Florence.

O parlamentar baiano também avalia que o diretor, “ao se pronunciar nesta CPMI, representa dignamente o corpo de funcionários e corresponde à expectativa da opinião pública brasileira e, com certeza, dos acionistas: mostra que as providências necessárias estão sendo tomadas no âmbito interno da Petrobras e do governo”.

Funcionário de carreira da Petrobras desde 1976, Cosenza negou conhecer o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. O executivo assumiu o atual cargo em 2012, substituindo Paulo Roberto Costa, também preso pela Polícia Federal por suspeitas de integrar um esquema de desvio de recursos da companhia. “Desde que assumi a diretoria da Petrobras, tive, no máximo, três telefonemas ao Paulo Roberto Costa”, disse Cosenza, ao ser perguntado se teria falado com o ex-diretor após a saída deste. Cosenza também afirmou que, nesse período, se encontrou pessoalmente apenas duas vezes com Costa.

Cronograma – Os integrantes da CPMI decidiram prorrogar os trabalhos do colegiado até dezembro e aumentar a frequência de oitivas de depoentes. A apresentação do parecer final do relator, deputado Marco Maia (PT-RS), está prevista para ocorrer no dia 10 de dezembro e na semana seguinte – a última do ano legislativo – ocorreria a sua votação.

Na próxima quarta-feira (5) haverá reunião administrativa para apreciação e deliberação de requerimentos.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex