Direitos Humanos: plano de trabalho inclui violações relatadas à ONU

A Comissão de Direitos Humanos aprovou nesta quarta-feira seu plano de trabalho para 2010 e encaminhou a criação de duas subcomissões: uma destinada a acompanhar temas relativos à criança e ao adolescente e outra, proposta pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), para monitorar as ações governamentais referentes à reparação de violações de direitos humanos indicadas pelos relatores da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Ele justificou que essa subcomissão permanente é necessária para monitorar as notificações recorrentes de violações de direitos humanos.

“A intenção é fazer um trabalho de monitoramento para o enfrentamento de questões como a tortura, o sistema penitenciário, a violência policial, e grupos de extermínio. Muitas dessas reparações são da competência do poder executivo dos estados, que na sua maioria não as cumprem e o governo federal passa a ser o responsável. Se há uma representação encaminhada na ONU o na OEA quem é notificado é o governo brasileiro”, disse o deputado.

O plano de trabalho aprovado é composto de 14 metas que serão trabalhadas de forma prioritária. Entre elas, a comissão irá promover debates sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos 3, e atuar para garantir a aprovação do PL 4715/ 94, que cria o Direito Nacional dos Direitos Humanos. Pretende ainda articular parcerias e elaborar uma plataforma de promoção dos direitos humanos da Juventude, com foco no enfrentamento da questão das drogas e os papéis a serem assumidos pelas escolas. O programa estabelece também o acompanhamento do processo de reforma da Funai, dos trabalhos da CPI da Terra no Senado e dos processos relativos a anistias.

Segundo a presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES), para este ano estão previstos eventos importantes com a participação da comissão. A Conferência Nacional dos Direitos Humanos, sugeriu a deputada, poderá ter como tema a juventude. Será realizado também o Seminário Nacional de Gays, Lésbicas Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), em maio, e o 11º Encontro do Fórum Parlamentar Nacional dos Direitos Humanos.

A comissão reforçou o apoio às frentes parlamentares de Defesa dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e decidiu apoiar também a Frente pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Gabriela Mascarenhas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100