Dilma veste uniforme do Pan para desejar sorte à delegação e falar sobre Jogos Olímpicos

dilma atletas
Vestida com o uniforme oficial da delegação brasileira que participará dos XVII Jogos Pan-Americanos, que acontecerá em Toronto, Canadá, a presidenta Dilma Rousseff invocou, nesta terça-feira (23), o exemplo de Maria Lenk, a primeira brasileira recordista mundial de natação e primeira sul-americana a participar de Olimpíadas, para que sirva de inspiração aos 600 atletas que representarão o Brasil na competição, que ocorrerá de 10 e 26 de julho.

A presidenta participou, no Rio de Janeiro, do lançamento da mascote do Time Brasil nas Olimpíadas de 2016, o Ginga. O lançamento foi na Cidade Olímpica, na Barra da Tijuca, e marcou o Dia Olímpico. Durante a cerimônia, a Dilma lembrou que faltam apenas 409 dias do inicio das Olimpíadas de 2016 e 442 para o inicio dos jogos paraolímpicos, quando o Rio de Janeiro vai se transformar no centro esportivo do mundo. “No local aonde milhares de atletas, milhões de pessoas virão aqui assistir o evento que comemora, sobretudo, a paz entre os povos”, destacou.

Dilma falou ainda sobre a grandeza e a expressão maior da humanidade, que é a capacidade de concorrer, de se esforça e de se superar, acrescentou. “Por isso, o Rio de Janeiro vai se transformar na Capital Olímpica – e nada mais justo que, hoje, estejamos aqui para celebrar o Dia Olímpico, que é também o Dia Nacional do Desporto”.

Após assistir a exibições de atletas brasileiros de saltos ornamentais e nado sincronizado, a presidenta disse que todas as crianças e jovens que se apresentaram nesta terça-feira “são legítimos herdeiros da dedicação e da excelência de Maria Lenk. Unidos pelo espírito olímpico, vocês nos estimulam a trabalhar sempre mais para que cada capítulo da história olímpica brasileira seja mais glorioso”.

Maria Lenk, continuou Dilma, é uma brasileira que nos enche de orgulho por sua trajetória. Ela foi a única mulher do País a ser introduzida no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, na Flórida. Foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial e deu ao clube do Flamengo diversos importantes títulos.

Por fim, ela desejou sorte à delegação brasileira que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. “Graças a vocês, estamos todos certos de que, daqui pra frente, o Brasil saberá, através de vocês, se apresentar diante do mundo. Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será, ano que vem, a Olimpíada e a Paraolimpíada aqui no Rio de Janeiro. Tenho certeza de que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca da história mundial esportiva no nosso País. Sorte para vocês, nós estaremos acompanhando de perto”, concluiu.

Blog do Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também