A aproximação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional por meio do restabelecimento do Conselho Político foi o ponto central da reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e os 15 líderes dos partidos da base aliada no Poder Legislativo.
O encontro, no Palácio do Planalto, reuniu partidos políticos que “apoiaram 100%” o governo federal, conforme informou o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. De acordo com o ministro, o conselho já tem a primeira reunião marcada: dia 23 de março.
O líder da Bancada do PT, Paulo Teixeira (SP), qualificou a reunião como positiva. Ele contou que a presidenta Dilma explicou o ajuste fiscal que o governo está implementando, com a preservação dos recursos necessários para que o Brasil continue investindo, crescendo e gerando empregos, além de manter os programas sociais intactos. O líder disse que Dilma frisou a importância do reajuste concedido aos benefícios do programa Bolsa Família, com base na estratégia do governo do PT e aliados de privilegiar o social dentro do esforço do governo de erradicar a miséria.
O ministro Luiz Sérgio destacou a importância do restabelecimento do Conselho Político, com a participação de líderes e presidentes dos partidos. O ministro assegurou que o fato mais importante do encontro com a presidenta foi a sinalização do governo quanto a conversas regulares com os líderes partidários. Na reunião, Dilma Rousseff agradeceu aos líderes a votação expressiva em projetos que considera importante para o governo federal, como por exemplo a proposta que estabeleceu a política de reajuste do salário mínimo até o ano de 2015.
Equipe Informes