Dilma sanciona lei que favorece comunidades vulneráveis; petistas elogiam

luizalbertoedsonsantos

Foto: Gustavo Bezerra

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na última semana o projeto de lei do Senado (PLS 114/1997) que dispõe sobre a ação civil destinada à preservação da honra e dignidade de grupos raciais, étnicos e religiosos.  A proposta, de autoria do senador Abdias Nascimento, morto em 2011, altera a Lei da Ação Civil Pública (Lei 7.347, de 24 de julho de 1985). O projeto foi relatado pelo senador José Pimentel (PT-CE). Os deputados do PT, Luiz Alberto (BA) e Edson Santos (RJ)que têm forte atuação no combate à discriminação e ao preconceito racial analisaram que a sanção simboliza o “compromisso” e a “sensibilidade” da presidenta Dilma com a causa desses setores da sociedade.

“É uma ação muito importante para esses grupos vulneráveis dentro da sociedade brasileira. A sanção dessa proposta mostra o reconhecimento ao Abdias Nascimento que tanto lutou contra o racismo. Esse gesto da presidenta Dilma demonstra também o compromisso e a sensibilidade do governo com essa causa tão importante para o Brasil e para o povo brasileiro”, destacou Luiz Alberto, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial.

De acordo com o petista, com essa lei, esses grupos que muitas vezes não têm recursos necessários para entrarem como uma ação civil para fazer valer seus direitos, poderão, a partir de agora, contar com a ajuda do Ministério Público para esse fim.

O deputado Edson Santos, ex-ministro da Secretaria de Politicas Públicas da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), disse que ao sancionar a lei, “a presidenta Dilma ratifica o compromisso do governo com grupos vulneráveis, em especial, com a população negra do País”.

Edson Santos disse ainda que a trajetória de Abdias Nascimento no parlamento brasileiro se inspirava nas necessidades dos negros brasileiros. Para ele, esse projeto sancionado pela presidenta Dilma, “é o coroamento da luta desse parlamentar que dedicou o seu mandato à luta contra o racismo”.

Comissão externa – O deputado Luiz Alberto informou também que a Câmara aprovou, na semana passada, a constituição de uma comissão externa para acompanhar os casos recentes e recorrentes de racismo no Brasil, principalmente aqueles ligados ao futebol. Além de averiguar os fatos, a comissão poderá propor ações legislativas e políticas capazes de combater os casos de racismo e investigar as providências adotadas pelos setores públicos e privados.

Racismo no exterior – Luiz Alberto se solidarizou com o atleta brasileiro, Daniel Alves e condenou o ato racista do qual o jogador foi vítima no último fim de semana, na partida entre Barcelona e Villarreal. O brasileiro, que é atleta do Barcelona, reagiu com serenidade a provocações  da torcida do Villarreal, que atirou bananas em campo como forma de agredir e intimidar o atleta.

O deputado petista elogiou a atitude “sensata” do jogador, que comeu a banana. Para Luiz Alberto, ao comer a fruta, “Daniel Alves mostrou de forma criativa, de onde todos são originários”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100