Dilma sanciona Estatuto que amplia os direitos da juventude brasileira

  Dilma05082013

O Estatuto da Juventude sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto, é considerado um marco da diversidade de direitos para a população jovem do País. “O Estatuto é uma rede de direitos que precisam ser assegurados aos jovens brasileiros. A presidenta, ao sancionar a lei, dimensionou bem o que significa isso para o Brasil e para a democracia”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).

Com 48 artigos o texto, aprovado em julho pelo Congresso Nacional, é uma declaração de direitos da população jovem, que hoje alcança cerca de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil.

Em seu texto, o Estatuto define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que estas políticas se tornam prerrogativas do Estado, e não só de governos. A partir de agora serão obrigatórios a criação de espaços para ouvir a juventude, estimulando sua participação nos processos decisórios, com a criação dos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que presidiu a comissão especial da Câmara responsável pela elaboração do texto, considerou a sanção do Estatuto como um passo fundamental para consolidar direitos no Brasil. O deputado foi além: “Agora, a partir da sugestão da própria presidenta Dilma, nós temos que trabalhar em outro documento que consolida esse marco, que é Plano Nacional da Juventude”, disse o deputado, fazendo referência ao PL 4530/04.

Reginaldo Lopes explicou que o Plano Nacional da Juventude é decenal e tem como um dos objetivos apontar diretrizes e metas para que o jovem possa ser o ator principal em todas as etapas de elaboração das ações setoriais e intersetoriais. “Nesse plano decenal queremos tratar de maneira especial o enfrentamento à violência, principalmente ao jovem de periferia e ao negro”, afirmou.

Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma destacou a força mobilizadora da juventude. “Foi através da participação democrática dos jovens e do povo brasileiro que as coisas mudaram. Por isso, é que o Estatuto ganha ainda mais importância, porque ele é uma condição para nós continuarmos mudando”, disse.

Para a presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes), Vic Barros, o Estatuto da Juventude “é fruto de lutas travadas nas ruas, nas periferias e nas salas de aula do nosso País”. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Alessandro Belchior, defendeu a reforma política, mais qualidade na educação e a democratização dos meios de comunicação.

A secretária nacional de juventude, Severine Macedo, citou os protestos dos últimos meses. “A voz das ruas reivindica mais direitos e novas formas de fazer política. Ao contrário do que muitos diziam, a juventude brasileira não é apática e nunca esteve dormindo”.

O evento foi transmito ao vivo pela internet pelo “Participatório – Observatório Participativo da Juventude” um espaço virtual interativo voltado à produção do conhecimento sobre/para a juventude brasileira, com participação e mobilização social.

Leia mais: Governo lança o Observatório Participativo da Juventude

Câmara aprova Estatuto que amplia direitos para a juventude brasileira

Foto: Salu Parentes

Jonas Tolocka

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex