A atitude da presidenta Dilma Rousseff em sancionar o Projeto de Lei 61/2008, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o dia 2 de Julho como data comemorativa nacional, na semana passada, foi vista pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA) como um passo importante na luta para devolver ao Aeroporto de Salvador seu antigo nome: “Aeroporto Internacional 2 de Julho”.
Autor do PL 6106/2002, que há mais de 10 anos tramita na Câmara dos Deputados, e denomina a retomada do antigo nome ao terminal aeroportuário soteropolitano, o petista baiano acredita que o ato presidencial dá visibilidade novamente à reivindicação.
“Parabenizo a presidenta Dilma pela sanção e à companheira Alice Portugal pelo importante PL. O 2 de Julho é um marco histórico de valor inestimável para nós baianos. Nossa luta agora é para devolvermos ao Aeroporto de Salvador seu nome que também nos honra”, destacou o parlamentar.
O PL 6106/2002 aguarda parecer na Comissão de Cultura. Outro baiano, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), é o relator e já havia indicado ser favorável à matéria em seu relatório apresentado na antiga Comissão de Educação e Cultura [desmembrada em março deste ano]. Após ser apreciada no colegiado atual, a proposição seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
“Dada a grande comoção com a morte do deputado Luis Eduardo Magalhães, num processo acelerado e sem muita reflexão, mudou-se o nome do aeroporto. Apagou-se uma parte da memória da mais importante luta do povo baiano em todos os tempos. Nenhum homem ou mulher pode sobrepor esse acontecimento histórico que permanece vivo em nossa história. Não se pode apagar e suprir tão importante designação desse consagrado patrimônio baiano e do povo brasileiro”, justificou Luiz Alberto, no texto do PL.
Tramitação – O Senado Federal aprovou, em 8 de maio último, o projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 61/2008), que institui o dia 2 de julho como data histórica no calendário dos principais acontecimentos do país. O 2 de julho é a data magna da Bahia e marca a independência do Brasil no estado, em 1823.
Assessoria Parlamentar