A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, tomou posse nesta sexta-feira (2) como presidenta do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (FPA). A reunião, que aconteceu durante todo o dia em São Paulo, também deu posse à nova diretoria da Fundação e aos novos conselheiros e conselheiras designados pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Durante o encontro, Dilma falou sobre a conjuntura atual do país após o golpe, as consequências dramáticas de uma possível eleição indireta, o que configuraria “o golpe dentro do golpe” e as implicações para a perda de poder pelo Estado: “quando o Estado e a política ficam irrelevantes, a direita aparece”.
A nova presidenta do Conselho apontou temas atuais como a Operação Lava Jato, a violência policial contra os estudantes que ocupam escolas e a relação entre corrupção e o sistema político vigente. Segundo ela, são os temas mais importantes para o atual embate e orienta que “temos de ir para o meio do ringue”.
“É a hora e a vez da Fundação. São grandes desafios. É muito importante para o PT que sejamos capazes de agir diante das mudanças da realidade”.
Repercussão– Para a deputada petista Margarida Salomão (MG), a experiência adquirida pela presidenta, desde a luta contra a ditadura militar até a passagem pela presidência da República- interrompida pelo golpe parlamentar- deve qualificar ainda mais o trabalho realizado pela FPA.
“Pela sua luta em favor do País, desde a época da ditadura, e pelo conhecimento adquirido sobre o funcionamento do Estado- quando passou pela presidência da República- creio que a presidenta Dilma tem uma grande contribuição a dar à Fundação para termos estudos cada vez mais aprofundados sobre a realidade brasileira”, disse.
Já o vice-presidente nacional do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), ao parabenizar Dilma Rousseff pela posse na FPA deixou claro que gostaria mesmo de vê-la ocupando outra posição no país. “Fico feliz e parabenizo a presidenta Dilma pela posse na Fundação Perseu Abramo. Mas confesso que gostaria mesmo que ela voltasse a ocupar outra presidência, a da República”, revelou.
PT na Câmara com FPA
Foto: Fundação Perseu Abramo