Dilma recebe de líderes partidários proposta que viabiliza plebiscito para reforma política

dilmalideresplebiscito
 
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), juntamente com os líderes do PC do B, Manuela D’Ávila (RS); do PDT, André Figueiredo (CE) e o representante do PSB, Glauber Braga (RJ), entregaram nesta quarta-feira (28) à presidenta Dilma Rousseff a proposta de Decreto Legislativo (PDC 1258/13) que versa sobre a realização de um plebiscito sobre a reforma política. A iniciativa, segundo o líder petista, foi homenagear a presidenta que sugeriu a ideia da consulta popular.  
 
“Este é um gesto político de profunda sintonia com aquilo que a presidenta solicitou do Congresso Nacional, que é a realização do plebiscito”, afirmou Guimarães. 
 
Antes da entrega da proposta à presidenta Dilma, os líderes e os dirigentes partidários participaram de um ato público, no salão verde da Câmara, onde foi apresentado à imprensa e ao público presente, o resultado dos esforços empreendidos para a coleta de cerca de 180 assinaturas que possibilitaram a efetivação do PDC.
 
“Diferentemente do que alguns disseram, que iam fazer o enterro do plebiscito, a ideia está consolidada. O filho nasceu e nasceu robusto”, comemorou Guimarães.
 
Para Guimarães, o trabalho não está terminado. Ele adiantou que a jornada é longa, que vai dialogar com o conjunto da Casa e que a coleta de cerca de 180 assinaturas representa uma vitória.   “O que prevaleceu entre nós, foi o desejo de dizer ao país: Nós queremos a reforma política, desde que o povo seja ouvido. Para isso, é fundamental e estratégica a consulta para quem quer fazer uma reforma política transformadora – que dê substância aos partidos e ao sistema eleitoral brasileiro”, ressaltou. 
 
O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, que também participou dos dois eventos, elogiou aqueles que subscreveram a proposta de PDC. “Ao pôr a assinatura no requerimento, esses parlamentares honram seus mandatos”, disse.
 
Temas – Entre os temas que constam na proposta protocolada na Mesa Diretora da Câmara, nesta quarta-feira, Rui Falcão destacou aqueles questionamentos que, segundo ele, são essenciais para o Partido dos Trabalhadores:  Participação direta da população; o peso do poder econômico nas eleições (financiamento das campanhas eleitorais) e, coincidência ou não de todas as eleições.
 
“Queremos saber, por exemplo, se a população concorda ou não com o sistema atual que permite o domínio do poder econômico que se manifesta em vários pontos do país e, principalmente, na hora de eleger o representante da nação”, lembrou Rui Falcão.
 
  
 Tramitação: O PDC precisa passar por análise da Comissão de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e pelo Plenário da Câmara.
 
 
Benildes Rodrigues 
Foto: Roberto Stuckert Filho
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100