Dilma: Meu compromisso é honrar as mulheres, proteger os mais fracos e governar para todos

dilma parlamento D 1

Saúde, educação, segurança pública e erradicação da pobreza serão prioridades do governo da presidente Dilma Rousseff, que tomou posse neste sábado no plenário da Câmara.

 Em um emocionado discurso de 40 minutos, ela destacou a importância da eleição da primeira mulher para a Presidência da República e os avanços conquistados durante os oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma chorou ao lembrar dos brasileiros que morreram na luta contra a ditadura militar. Confira os principais trechos do discurso:

Mulher
Meus queridos brasileiros e brasileiras. Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Sinto uma imensa honra por esta escolha do povo brasileiro e sei o significado histórico dessa decisão. A faixa traz consigo enorme responsabilidade. Tenho comigo a força, a coragem e o exemplo da mulher brasileira. Após levar a Presidência um homem do povo trabalhador, o povo brasileiro convocou uma mulher para decidir os destinos do país. Isso abre portas para que muitas outras mulheres no futuro possam ser presidente. Que todas as mulheres brasileiras sintam orgulho e alegria de ser mulher. Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais fracos e governar para todos.

Lula
Venho para dar continuidade ao maior processo de afirmação que este país já viveu nos tempos recentes. Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais vigorosa experiência política de minha vida e o privilégio de servir o país a seu lado. Um presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar em si mesmo e no futuro do país. Um presidente que soube reconhecer, acreditar e investir na força do povo. Quero prestar homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador. Companheiro que esteve ao lado do presidente Lula nos últimos oito anos, nosso querido vice-presidente José Alencar. Que exemplo de coragem e amor a vida nos dá este grande homem. Eu e o vice-presidente, Michel Temer, nos sentimos responsáveis por seguir o caminho iniciado por eles. Um governo se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história. Vivemos um dos melhores períodos da vida nacional, com emprego, crescimento e fim da dependência ao Fundo Monetário Internacional. Resgatamos milhões de brasileiros da tragédia da miséria, mas é preciso sempre querer mais, buscar sempre novas soluções.

Mudanças na legislação
Precisamos de reformas para fazer avançar nossa jovem democracia. Fortalecer o sentido programático dos partidos e aperfeiçoar as instituições. Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento, é preciso garantir a estabilidade, especialmente e estabilidade de preços, e eliminar as travas que impedem o dinamismo da economia. Das grandes empresas aos pequenos negócios locais. Da agroindústria à agricultura familiar.

Erradicação da pobreza
Apesar dos enormes avanços dos últimos oito anos, ainda existe pobreza a envergonhar nosso país e para impedir nossa afirmação plena como país desenvolvido. Não vou descansar enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte e famílias como fome. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. Esse é o sonho que vou perseguir. É um compromisso a ser abraçado por toda nossa sociedade. Peço o apoio de todos os partidos, entidades, universidades, juventude, imprensa e instituições. É com crescimento que serão criados empregos necessários para as atuais e novas gerações. É com crescimento, associado a fortes programas sociais, que venceremos as desigualdades de renda e sociais. Já faz parte da nossa cultura recente a convicção de que a inflação desorganiza a economia. Não permitiremos que esta praga volte a corroer nosso tecido econômico.

Relações Exteriores
Atuaremos nos fóruns multilaterais na defesa de políticas econômicas saudáveis e equilibradas, protegendo o país do fluxo indiscriminado de capitais especulativos. Não faremos concessão ao protecionismo dos países ricos. Teremos uma política externa baseada nos valores clássicos, na promoção da paz, na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento do multilateralismo. O Brasil se compromete com a luta contra fome e a miséria no mundo e atenção aos países emergentes. O Brasil reitera a decisão de associar seu desenvolvimento ao nosso continente, com atenção ao Mercosul e à Unasul, além da reforma de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e de seu Conselho de Segurança.

Serviços públicos
O Brasil optou por construir um estado provedor de serviços básicos e de previdência social pública. Isso significa custos elevados para a sociedade, mas significa também aposentadoria, educação e saúde universal. Vamos aumentar os níveis de investimento em relação aos gastos de custeio. O investimento público é essencial como desenvolvimento regional e indutor do investimento privado. O PAC e o programa “Minha Casa, Minha Vida” contarão com investimentos. O PAC continuará sendo instrumento de coordenação dos investimentos estruturais. Será vetor de incentivo ao investimento privado. Os investimentos para a Copa e para as Olimpíadas serão concebidos de maneira a dar ganho permanente de qualidade de vida às regiões envolvidas.

Educação
Junto com a erradicação da miséria, vamos lutar pela qualidade da educação, da saúde e da segurança. Nas últimas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental, mas é preciso melhorar a qualidade e ampliar vagas em infantil e médio. Vamos estender o ProUni para o ensino médio e profissionalizante. Vamos assegurar vagas para que os jovens tenham uma aceleração na oferta de vagas. Professores serão tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e compromisso com a educação. Só com avanço na qualidade do ensino poderemos formar jovens preparados para nos conduzir à sociedade do conhecimento.

Saúde e segurança
Consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) será outra prioridade do governo. Vou acompanhar pessoalmente o desenvolvimento desse setor. O SUS dever ter como meta a solução real do problema da pessoa que o procura. Vamos investir em segurança, inteligência e controle de fronteiras. Vamos agir no combate às drogas, em especial ao avanço do crack, que infelicita nossas famílias.

Pré-sal
O pré-sal é nosso passaporte para o futuro, mas só será se produzir uma síntese de avanço tecnológico, avanço social e e segurança ambiental. O grande agente dessa política é a Petrobras, símbolo histórico da soberania brasileira na produção energética. Meu governo terá responsabilidade de transformar a enorme riqueza do pré-sal em poupança de longo prazo para oferecer às futuras gerações riqueza, qualidade de serviço público e redução da pobreza. Recusaremos o gasto apressado, que deixa apenas dívidas para as futuras gerações. É o despertar de um novo Brasil.

Liberdade de imprensa e opinião
Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu, lutou contra o arbítrio, a censura e a ditadura, é amante da mais plena democracia e da defesa intransigente dos Direitos Humanos. O ser humano não é só a realização prática, mas sonho.

Relação com a oposição
Estendo minha mão aos partidos e oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco no processo eleitoral. Não haverá privilégio ou compadrio. Sou a presidenta de todos os brasileiros. Serei rígida no defesa do interesse público. Não haverá compromisso com desvio ou com a corrupção.

Coragem
O destino de um país é o resultado de um trabalho de todos. O Brasil do futuro será do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um. Dediquei toda minha vida à causa do Brasil. Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Fui submetida ao mais extremo sofrimento. Mas não tenho qualquer arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor. Muitos que tombaram pelo caminho não puderam compartilhar conosco esse momento. Divido com eles essa conquista e rendo-lhes minha homenagem. Mulher não é só coragem, é carinho também. Que Deus abençoe o Brasil e todos nós. Que tenhamos paz no mundo.

Dante Accioly

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também