Dilma lança Programa Sem Fronteiras; Newton Lima destaca oportunidade

newton lima_D1O deputado Newton Lima (PT-SP) participou nesta terça-feira (13) da cerimônia no Palácio do Planalto, na qual a presidenta Dilma Rousseff lançou editais para selecionar estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior no exterior.

 

 

Os editais fazem parte do Programa Ciência sem Fronteiras e oferecem 12,5 mil bolsas para cursos de graduação em cinco países – Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França – e de tecnólogo no Canadá. O programa foi elaborado pelos ministérios da Educação e Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Nós vamos dar um salto grande na integração da nossa ciência com as melhores universidades do mundo abrindo uma grande janela de oportunidade aos nossos estudantes”, afirmou o deputado Newton Lima, ex-reitor da UFsCar.

São 75 mil bolsas financiadas pelo governo e 25 mil obtidas em parceria com empresas, como Petrobras e Vale. “Considero um dos grandes programas do meu governo”, disse Dilma, ao considerar que a questão é “essencial” para os brasileiros. A presidenta ressaltou que, apesar de o país ter várias riquezas naturais e uma agricultura produtiva, o Brasil irá precisar em breve de homens e mulheres capazes de produzir conhecimento. As áreas prioritárias das bolsas são das ciências básicas, como matemática, física, química e biologia, com ênfase nas engenharias..

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse que a partir de 2012 também serão ofertadas bolsas em países como Holanda, Bélgica, Portugal, China, Índia e Japão. Entre as áreas prioritárias do programa estão engenharias, nanotecnologias, física, química, computação, petróleo, gás e carvão mineral.

Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que o objetivo do programa é que as bolsas atendam estudantes de todas as classes sociais. “Queremos mandar para o exterior a elite intelectual seja ela pobre ou rica.” Os interessados poderão se candidatar a bolsas por meio de chamadas públicas, coordenadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As inscrições começam nesta terça-feira (13) e vão até 15 de janeiro .

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também