Dilma inaugura Terminal de Grãos no Maranhão: “O Brasil não está parado”

tegran

Ao inaugurar nesta segunda-feira (10) a primeira fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que esta é uma das maiores obras de infraestrutura para a exportação da safra de grãos. Para ela, esse empreendimento rebate visão pessimista de alguns setores da sociedade em relação à capacidade do país. “Vamos continuar construindo a pujança do Brasil”, disse Dilma.

“Temos que ter consciência de que o Brasil não está parado. O país fez um enorme esforço na área de infraestrutura. O Brasil tem um estoque de investimentos em infraestrutura que estão sendo maturados e agora sendo entregues. Na área de portos, tivemos uma verdadeira revolução com a Lei de Portos”, lembrou.

A presidenta disse ainda que o terminal representa a nova fronteira agrícola do país. “Que país pode se dar ao luxo de ter uma fronteira agrícola em pleno século XXI? A 7ª economia do mundo – o Brasil tem, nessa área representada pelo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a oportunidade de crescer, desenvolver e mostrar sua competitividade, potencialidade e prosperidade a todos os brasileiros”, ressaltou Dilma.

Para a presidenta, essa iniciativa, que conta com a parceria do setor privado, tem um papel fundamental para o desenvolvimento porque vai descongestionar outros portos brasileiros e facilitar o escoamento dos produtos brasileiros para países da Ásia e Europa o que agiliza o processo e reduz custos. “Itaqui diminui o tempo que nós temos para ir até Roterdã, por onde se chega ao mercado europeu”, exemplificou.

“Esse porto cumpre um papel importante para o Brasil ao descongestionar os portos do Sul e Sudeste do país e ampliar a competitividade”, reafirmou. Essa iniciativa, de acordo com a presidenta, é fruto da necessidade de o Brasil descentralizar a logística, ampliando a saída para o norte.

Dilma lembrou ainda que o terminal vai beneficiar os produtores da região do Matopiba e do Nordeste de Mato Grosso. O empreendimento conta com modais ferroviários e rodoviários para receber a produção de grãos; possui quatro armazéns que têm capacidade de armazenagem estática de 500 mil toneladas de grãos (125 mil toneladas cada) e capacidade de movimentação de 5 milhões de toneladas ao ano. A segunda fase, com entrega prevista para 2017, deve comportar outros 5 milhões de toneladas por ano.

O Tegram recebeu investimentos de cerca de R$ 640 milhões. Parte desses recursos foi financiado por meio de bancos públicos.

Para o deputado Zé Carlos (PT-MA), o investimento é um marco estratégico para o Maranhão e para o setor de exportação brasileiro. “Com ele, além da operacionalidade, competitividade, agilidade no escoamento da nossa produção de grãos, traremos mais divisas ao país”.

Benildes Rodrigues

Foto: Isac Nóbrega

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex