Na primeira declaração à nação após ser confirmada como presidente do Brasil, Dilma Rousseff agradeceu aos milhões de brasileiros pela confiança nela depositada e disse que fará o possível para honrá-la. “Esta é uma noite completamente especial.
Quero me dirigir a todos os brasileiros e brasileiras para agradecer a confiança que depositaram em mim e prometo honrá-la. Hoje, recebi a missão mais importante da minha vida”, afirmou Dilma durante decurso em Brasília.
Dilma reassumiu o compromisso com a igualdade de gêneros e pediu para que a sociedade reflita sobre esta questão. “Ter uma mulher como primeira presidente brasileira é uma grande demonstração de avanço democrático. Registro como um dos primeiros compromissos honrar com as mulheres brasileiras para que este fato se transforme em um acontecimento natural e que ele possa se refletir em marco para a igualdade entre homens e mulheres no Brasil”, disse Dilma.
Em seu discurso, Dilma disse que fará defesa intransigente da democracia e da Constituição brasileira, em sua totalidade. “Vou trabalhar pela valorização da democracia em toda a sua dimensão, que compreende todos os direitos básicos, como alimentação, emprego, moradia digna e pela paz social. Vou zelar também pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, religiosa e de culto, e pela observação permanente dos direitos humanos, conservando tudo o que prega a nossa Constituição, que é o dever maior da Presidência da República”, afirmou.
Chamado à nação – Durante os 25 minutos que discursou, Dilma conclamou a nação brasileira, empresários, entidades, governadores e líderes religiosos para juntos erradicarem a pobreza no Brasil e cuidar de todos os brasileiros. “A erradicação da miséria e criação de oportunidades para todos os brasileiros é uma meta ambiciosa que não será realizada apenas pela vontade do governo. Trata-se de um chamado à nação, empresários, igreja, imprensa , governadores, prefeitos e todas as pessoas de bem do nosso país. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, sem moradia e enquanto reinar nas ruas as cracolândias, que destroem nossos jovens”, declarou.
Lula – Emocionada, Dilma fez um agradecimento especial ao presidente Lula. “É uma honra ter tido o seu apoio. É uma honra ter aprendido com sua imensa sabedoria. São coisas que a gente guarda para sempre”. Dilma disse do momento “em que se mistura a emoção da vitória com a emoção da despedida”. E, continuou, “um líder como Lula nunca estará longe do seu povo e de cada um de nós. Baterei muitas vezes à sua porta e tenho a certeza de que a encontrarei sempre aberta. Tamanha é a sua grandeza e sua generosidade”.
A nova presidente reconheceu ainda que suceder Lula não será uma tarefa fácil. “A tarefa de sucedê-lo é difícil e desafiadora. É preciso consolidar e avançar, governar pensando no interesse público. Agora é hora do trabalho e união pelo País. Novos governadores, senadores e deputados foram eleitos. Convido a todos para uma ação determinada e efetiva em prol do futuro do nosso País. Ele será exatamente do tamanho daquilo que junto nós fizermos por ele.
Edmilson Freitas e Vânia Rodrigues