Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff deu posse hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, a cinco novos ministros e disse ter certeza de que eles darão continuidade aos bons projetos tocados pelos seus antecessores, acrescendo suas marcas e competências pessoais ao trabalho do governo federal. Assumiram os novos cargos Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário); Gilberto Occhi (Cidades); Clelio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação); Eduardo Lopes (Pesca); Neri Geller (Agricultura); e Vinicius Nobre Lages (Turismo). “Estou certa de que todos vocês me ajudarão a fazer de 2014 um ano profícuo para o País”, completou Dilma.
Deixaram a função de ministro o deputado Pepe Vargas (PT-RS), do Desenvolvimento Agrário; o deputado Aguinaldo Ribeiro, das Cidades; o senador Marcelo Crivella, da Pesca; o professor Marco Antonio Raupp, da Ciência e Tecnologia; o deputado Antônio Andrade, da Agricultura; e o deputado Gastão Vieira, do Turismo. Com exceção do ex-ministro Raupp, todos saíram dos respectivos cargos para se candidatar nas próximas eleições de outubro.
“Dedico a cada um de vocês um sincero e caloroso ‘muito obrigada’, pela dedicação ao País, pelo governo do qual fizeram parte e por isso são responsáveis por todas as nossas conquistas. Obrigada pela lealdade e determinação com que enfrentaram muitas situações difíceis”, afirmou Dilma. Mais adiante, ela completou: “Superamos dificuldades juntos e também alcançamos vitórias. Não esquecerei o bom trabalho que fizeram e todo o companheirismo que dedicaram a mim e ao governo”.
O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), que participou da transmissão de cargos no ministério do Desenvolvimento Agrário, entre Pepe Vargas e Miguel Rossetto, disse acreditar que será um trabalho essencialmente de continuidade. “Senti ali uma afinidade muito grande, em que além da continuidade houve o compromisso de fortalecer o que foi feito até hoje. Acredito que tudo ocorrerá nessa linha, já que foi uma mudança tranquila em todos os cargos. E a gente espera que o governo continue assim: indo para frente”, analisou o líder petista.
O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, que prestigiou a solenidade de posse no Palácio do Planalto, afirmou que o conjunto dos novos ministros “dará conta do recado” e ajudará a presidenta Dilma Rousseff a consolidar todos os projetos e programas que estão em execução no Brasil e devem ser entregues em 2014. “É um ano curto, mas pela experiência que todos têm na administração pública, estão talhados para essa missão que terão que desempenhar”, avaliou Guimarães.
PT na Câmara