A presidente Dilma Rousseff chegou ao plenário da Câmara às 14h30 deste sábado, 1° de janeiro, para ser empossada em seguida pelo presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP). Sob aplausos de um plenário lotado, Dilma Rousseff leu o termo de posse ao lado do vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), que cumpriu o mesmo rito protocolar.
O futuro líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), disse do seu sentimento de alegria e satisfação porque o PT e o povo brasileiro sempre sonharam com as mudanças que foram feitas no país nos oito anos do Governo Lula. “As mudanças foram profundas e o povo sentiu a melhoria de vida pelas políticas implementadas. Este momento é histórico, tem uma simbologia especial, quando uma mulher recebe a faixa presidencial de um presidente operário eleito e aprovado pelo povo”, disse Paulo Teixeira.
Para o deputado, Dilma Rousseff assume o Governo com o compromisso de prosseguir com a luta contra a miséria que ainda atinge parcela da população brasileira . “Estamos esperançosos em construir uma sociedade cada vez mais desenvolvida economicamente e com equilíbrio social”, finalizou.
Para a futura deputada Benedita da Silva (PT-RJ) as emoções são muitas quando um operário sai vitorioso do Governo e entra uma mulher para ocupar o cargo mais importante do país. “O governo que sai trouxe alegria, inclusão social e desenvolvimento para o povo. A presidente eleita tem a mesma característica e bagagem de Lula e começa bem, com o legado deixado por ele e que ela vai continuar”, disse.
Na avaliação do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), Lula desce a rampa da mesma forma que subiu, amado pelo povo brasileiro. “Isso é muito importante para a democracia, para a história da República. O sentimento hoje é de muita alegria porque o projeto vitorioso do presidente Lula conseguiu eleger seu sucessor. A Dilma, com o simbolismo de ser mulher e a sensibilidade que possui, com certeza dará continuidade às políticas do Governo Lula e deixará o povo brasileiro ainda mais feliz”, disse.(Benildes
Rodrigues com Denise Camaran