Na primeira entrevista coletiva após o anúncio de um segundo turno para eleição presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, enfatizou que neste segundo turno irá priorizar o debate de propostas. Dilma citou ainda a importância da comparação entre o governo de Fernando Henrique Cardoso e o de Lula. Para ela, o segundo turno de uma campanha presidencial não pode ser igual ao primeiro.
Exige uma discussão sobre qual o melhor modelo de governo para o País.
“Temos dois parâmetros. Um é o modelo de desenvolvimento do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi esse o governo de que ele (Serra) participou. Quem garante que não vai repeti-lo?”, alfinetou. “O segundo modelo é o do presidente Lula”, acrescentou. Não basta querer transformar a eleição numa disputa de prefeitura ou de um ministério. É preciso debater propostas, discutir um projeto de país”, destacou.
Dilma contou ter telefonado para Marina Silva nesta segunda-feira (4) e a “parabenizou” pelo desempenho na campanha. Segundo a petista, Marina manteve, ao longo da campanha, “um nível elevado, jamais tendo nenhuma atitude de baixar o nível”. “Respeito a Marina militante política, e acredito que tenhamos mais proximidade que diferenças”, afirmou.
A candidata do PT disse ainda de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Eu tenho um compromisso, esse compromisso é com o governo do desenvolvimento sustentável, mas também um modelo de desenvolvimento que faça o Brasil crescer a taxa elevadas”, afirmou.
A candidata observou ainda que o desempenho do PT nas eleições passadas, quando o presidente Lula foi eleito e depois reeleito, teve resultado semelhante, com 46% e 47% dos votos para a campanha petista.
Equipe Informes, com Agências