Dilma defende debate e consenso para transformação e destaca que diálogo é premissa básica do governo

DilmaDialoga

Presidenta Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (28) do lançamento da plataforma Dialoga Brasil, em cerimônia realizada com a participação de ministros e de várias entidades sociais. Em seu discurso, Dilma afirmou que o diálogo é um dos primeiros compromissos que assumiu logo após ser reeleita, em outubro do ano passado e enfatizou que a plataforma digital abre uma nova etapa na relação entre governo federal e sociedade.

“A primeira foi pré internet. A segunda etapa é usar a internet a favor do debate. Quando a gente cria um consenso, quando é capaz de estruturar uma opinião em comum, nós temos um poder transformador imenso. O governo precisa que vocês participem, com comentários, observações, críticas, sugestões e propostas. O debate tem melhor qualidade quando parte do conhecimento comum, compartilhado entre todos.”

Dilma disse que “é muito difícil governar um país das dimensões do Brasil sem ouvir as pessoas,” e lembrou que os principais programas do Governo Federal nasceram da participação popular, do diálogo, das observações e críticas da sociedade. E citou o exemplo do Mais Médicos, que hoje leva atenção básica de saúde a milhões de brasileiros, do interior mais profundo às periferias dos grandes centros.

“O Mais Médicos não saiu da cabeça mágica de alguém. Escutamos muitas pessoas falando sobre abrir a oportunidade para trazer médicos estrangeiros e juntar com os médicos brasileiros, para começar esse imenso esforço de garantir atenção básica de saúde para todos”.

Segundo a presidenta Dilma, o Dialoga Brasil permite não apenas o aperfeiçoamento das iniciativas já existentes, mas também o surgimento de ideias inovadoras. “Nós queremos melhorar, e só dá para melhorar tendo essa parceria, que é a parceria do Governo Federal com a sociedade. Queremos ouvir o que dá para melhorar naquilo que nós já estamos fazendo, o que devemos introduzir no que estamos em vias de fazer, e o que é possível fazer, mas nós ainda não vimos.”

A presidenta Dilma disse ainda que o governo está atento e que precisa escutar, com humildade, os ecos da participação popular. “O governo precisa que vocês participem [do diálogo]. O governo precisa escutar as demandas sobre todos os assuntos”. E acrescentou que vai lutar para que esse processo, por meio da plataforma Dialoga Brasil, crie vínculos e que, nas sugestões, sejam traçados novos e melhores caminhos para a Nação.

Projeto – O Dialoga Brasil é uma plataforma de participação digital em que o usuário poderá elaborar e apoiar propostas para ajudar a melhorar os programas do governo. Pela ferramenta, é possível fazer sugestões, curtir propostas de outros participantes, conhecer as principais políticas do governo. Usuário cadastrado na plataforma poderá elaborar e apoiar propostas sobre 80 programas do governo; quatro dos 14 temas já estão disponíveis: Educação, Saúde, Segurança Pública e Redução da Pobreza.

PT na Câmara com Portal Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também