Dilma aposta em educação para reduzir desigualdade social

dilma pronatec_D1Em cerimônia que reuniu ministros, parlamentares, governadores, prefeitos, estudantes e profissionais da área de educação, a presidenta Dilma Rousseff lançou hoje uma nova etapa de expansão da Rede de Educação Superior Profissional e Tecnológica. “Estou feliz por cumprir um compromisso de campanha, de usar a educação como instrumento de redução da desigualdade, e por dar continuidade à transformação histórica na área de educação, iniciada no governo Lula”, afirmou a presidenta.

Dilma enfatizou que os números do programa falam por si. Serão 208 Institutos Federais de Educação nos próximos quatro anos. O que significa que o País terá 562 institutos em 2014. “Vamos garantir que o Brasil não fique mais aquém do seu potencial e do potencial da sua população”, afirmou. O programa prevê ainda a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários. Até 2012, serão implementados 20 campi universitários e 88 unidades de institutos federais. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), participou da cerimônia no Palácio do Planalto e destacou o alcance social do programa, principalmente para a juventude brasileira, com a ampliação do atendimento e do acesso à educação. “O Brasil amplia a oferta de vagas e o ensino de qualidade, preparando a nossa juventude para o novo momento que o País vive, de carência de mão de obra qualificada, porque nos governos anteriores aos do PT e aliados não houve essa preocupação com o ensino profissionalizante e com a ampliação das universidades federais”, afirmou.

Na avaliação do líder do PT, o governo Dilma, assim como o Governo Lula, caminha na direção oposta do governo Fernando Henrique Cardoso, “que impediu” a expansão do ensino técnico e profissional. “Com essa expansão o Brasil entra, de fato, na sociedade do conhecimento”, concluiu.

Pronatec – Dilma Rousseff aproveitou para pedir aos parlamentares apoio para a aprovação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Profissional e Emprego (Pronatec). “Peço que mais uma vez o Congresso Nacional nos ajude na aprovação desse programa que vai beneficiar milhões de brasileiros”, afirmou.

A presidenta citou ainda o ProUni (Universidade para Todos), que segura vagas públicas nas universidade pública e vagas públicas universidades privadas. “A nossa meta é universalizar o ensino. Estamos fazendo o que não foi feito nos últimos 100 anos, como gostava de dizer o nosso ex-presidente Lula. Se os outros governos tivessem apostado na educação de forma sistemática e massiva, teríamos avançado mais rápido, garantindo à população acesso a um padrão de vida mais elevado”.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também