Dilma anuncia pacote ambiental que cria parques e regulariza terras indígenas

 

Dilma 22Em meio às comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (5) um pacote ambiental que, entre outros pontos, cria e amplia parques nacionais, e homologa terras indígenas. Para o líder em exercício da bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS), essas medidas demonstram o compromisso do governo com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do País.

“A melhor homenagem que a presidenta Dilma faz ao meio ambiente, além das ações apresentadas hoje, são as modificações realizadas por ela no novo Código Florestal que, entre outros pontos, preserva o meio ambiente, estimula o crescimento do país, promove a inclusão social do povo brasileiro e garante a produção de alimentos na agricultura”, afirmou o líder.

Entre as ações divulgadas hoje, está à criação do Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte, e a Reserva Biológica Bom Jesus, no Paraná. O objetivo dessas unidades é a preservação dos ecossistemas nas áreas que somam mais de 42 mil hectares. No caso do Paraná, trata-se de uma região remanescente de Mata Atlântica e, no Rio Grande do Norte, a meta é conservar a Caatinga e as cavidades naturais subterrâneas.

Também foi ampliada a área de três unidades de conservação: o Parque Nacional do Descobrimento, na Bahia, que passa de 1,5 mil para 22,6 mil hectares incorporando fragmentos da Mata Atlântica; a Floresta Nacional Araripe-Apodi, no Ceará, que passa de 706 hectares para 39,3 mil hectares e a Floresta Nacional de Goytacazes, no Espírito Santo, que receberá mais 74 hectares de Mata Atlântica.

Terras indígenas– Durante a cerimônia também foram homologadas as terras indígenas de Santa Cruz da Nova Aliança, Matintin, Tenharim Marmelos, Lago do Pinheiro e Porto Limoeiro, no estado do Amazonas. No Pará foi homologada a terra de Xipáya e no Acre, de Riozinho de Alto Envira.

A presidenta instituiu ainda o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que abrange os estados do Paraná e São Paulo, e encaminhou, para apreciação do Congresso Nacional, mensagem propondo a ratificação do Protocolo de Nagoya. O documento regulamenta o uso e garante os direitos aos benefícios produzidos a partir dos recursos genéticos.

LEIA MAIS

Héber Carvalho com informações da Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo